ATUALIZADO EM 8 DE MARÇO ÀS 21h18: novas informações dão conta de que a ANAC rejeitou a operação em razão das limitações no acordo entre Brasil e Rússia e a inabilidade, no momento, de negociar novos termos. O objetivo do voo era trazer ao Brasil uma carga de eletrônicos da China.
EXCLUSIVO – A companhia aérea russa IFly solicitou e obteve aprovação do regulador brasileiro para realizar voos a destinos em território nacional. As operações, que ainda não constam do registro de voos da ANAC, deverão ocorrer em caráter não-regular e terão por objetivo o transporte de carga.
Fontes próximas da operação citam como destino o aeroporto de Guarulhos, mas não souberam informar a origem do voo, a mercadoria ou o contratante do serviço. Assim que a rota foi anunciada, o AEROIN compartilhará. O pedido do voo ainda está sob análise da ANAC.
A IFly Airline é uma transportadora aérea especializada em voos charter para os destinos turísticos mais populares entre os cidadãos da Rússia, os antigos países da CEI, estados da Europa Oriental e China. O aeroporto base da companhia é o Aeroporto Internacional de Vnukovo em Moscou. Seu primeiro voo comercial foi realizado no dia 4 de dezembro de 2009.
Segundo informa seu site na internet, a companhia conta com duas aeronaves, um Airbus A330-300 e um Airbus A319
Assim como todas as demais empresas aéreas russas, a IFly também está sujeita às sanções ocidentais, em resposta à invasão de seu país na Ucrânia.