Companhia aérea SUA conclui capitalização e inicia certificação para voar; empresa terá voos ao Brasil

A Sociedade Uruguaia de Aviação (SUA) anunciou que completou seu processo de capitalização e deu início ao processo para obter o Certificado de Operador Aeronáutico (AOC) junto à Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica (Dinacia). Esse passo é crucial para que a nova companhia aérea de bandeira do Uruguai, SUA Líneas Aéreas, possa começar suas operações.

“Após isso, restam mais três fases, e o primeiro voo está previsto para antes do final do ano”, declarou Antonio Rama, CEO da SUA, em uma conversa com o portal de notícias Portal de América, publicada no YouTube.

De acordo com o Montevideo Portal, a SUA receberá uma parte significativa de seu financiamento de capital privado proveniente da Arábia Saudita e já garantiu o apoio da airBaltic, a companhia aérea de bandeira da Letônia, para sua gestão operacional, acordo feito há alguns meses.

“Todos estão alinhados e esperançosos de que isso funcione, pois beneficia todas as atividades do país: as escolas de aviação terão mais jovens interessados em se tornarem pilotos; UTU, UTEC e ETA [Escola Técnica de Aeronáutica] terão mais alunos interessados em estudar para se tornarem profissionais da aviação; e a Faculdade de Engenharia oferecerá programas de engenharia aeronáutica. Portanto, é algo que transborda e beneficia a todos”, acrescentou Rama.

A empresa já havia informado que fornecerá conexões entre cidades no Uruguai, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. A frota da companhia uruguaia consistirá inicialmente de seis aeronaves, que serão integradas gradualmente ao longo de um período de 18 meses. No médio prazo, há planos de expandir a frota para 10 aeronaves dentro de três anos.

Além disso, a aliança com a airBaltic inclui o leasing de aeronaves Airbus A220-300, tornando a SUA a primeira companhia aérea da América Latina e do Caribe a operar este modelo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias