Início Variedades

Companhia aérea tem Boeing 737 com configuração inusitada de apenas dois assentos na classe executiva

A aviação mundial é recheada de configurações de aeronaves intrigantes e, recentemente, a Izhavia, uma companhia aérea russa, fez surgir novos questionamentos sobre o que é considerado comum em termos de layout.

A empresa, que opera a partir do Aeroporto de Izhevsk e é reconhecida como a companhia aérea nacional da República Udmurte, surpreendeu com um Boeing 737-800 que tem apenas dois assentos na classe executiva.

Izhavia conta com uma frota relativamente pequena, composta por nove aeronaves, incluindo sete Yakovlev Yak-42, além dos dois Boeing 737-800, que integram a frota desde 2022.

O que realmente chama a atenção, porém, é o interior deste 737: ao invés do típico layout em 2-2 na classe executiva e 3-3 na econômica, a configuração da Izhavia apresenta apenas uma única fileira com dois assentos na esquerda da cabine, enquanto do lado oposto se encontram os passageiros da classe econômica. Tal detalhe pode ser visto no vídeo abaixo.

A decisão de limitar a classe executiva a apenas dois assentos levanta várias questões intrigantes. Seria uma estratégia deliberada da companhia aérea ou resultado de um desafio na aquisição de materiais? O interior da aeronave é relativamente moderno, mas tem detalhes mistos que incluem carrinhos de serviço da Avianca e assentos que lembram os da American Airlines.

A lógica por trás da configuração não fica por aí. Será que esse layout traz benefícios ao serviço de bordo? E como se sentem os passageiros da classe econômica que estão diretamente ao lado das “exclusivas” poltronas da classe executiva? Além disso, existe uma cabine específica para os passageiros da classe executiva, ou algum tipo de divisória?

Apesar de a aviação russa enfrentar muitos desafios, como operar com frequência inconsistente, o curioso caso do Boeing 737 da Izhavia certamente nos deixa intrigados e desejosos de respostas sobre a motivação e a experiência de voar em uma aeronave com uma configuração tão singular.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile