Mais uma companhia aérea passa a vender comida de bordo fora dos aviões

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A pandemia de COVID-19 tem forçado companhias aéreas do mundo todo a se reinventar para conseguir fontes de renda alternativa, e as ideias têm sido as mais curiosas e inovadores que se poderia imaginar.

Avião Airbus A350-900 Finnair
Imagem: Alan Wilson from Stilton, Peterborough, Cambs, UK / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

A Thai Airways está vendendo petiscos de bordo nas ruas de Bangkok, a Austrian Airlines montou uma barraca para vender artigos da companhia no centro de Viena, a Qantas vendeu vários carrinhos retirados de um B747 e abastecidos com itens da primeira classe, e a Singapore Airlines lançou um restaurante a bordo de um A380 no Aeroporto Changi.

Agora, é a Finnair que vem com uma nova opção. Está oferendo sua comida de bordo em supermercados.

Em uma nova empreitada comercial, a companhia aérea finlandesa começou a vender refeições prontas inspiradas nos serviços da Classe Executiva em um supermercado na cidade de Vantaa, Finlândia.

De acordo com a rede de TV CNN, os clientes agora podem comer almôndegas de rena pré-embaladas, carnes ao molho de rabanete e risoto de chanterelle, entre outras opções, sem precisar embarcar em uma aeronave da Finnair.

A vice-presidente da Finnair Kitchen, Marika Nieminen, disse ao programa CNN Travel que a iniciativa busca atender o desejo dos finlandeses que não podem viajar por causa da pandemia e apreciam o serviço de bordo da companhia.

A medida também serviu para readmitir alguns empregados da Finnair Kitchen, subsidiária responsável pelo preparo dos pratos, que foram demitidos no começo da crise. Nieminen diz que conseguiu recontratar cerca de 10 funcionários para o projeto.

A Finnair testou o conceito internamente primeiro, vendendo a comida para o pessoal da companhia aérea. No momento, apenas um supermercado está vendendo os produtos, mas a intenção é expandir o negócio para toda a Finlândia e, talvez, até para o exterior.

“A qualidade da comida é realmente algo de que nos orgulhamos”, disse Nieminen à emissora. A executiva informou que os pratos devem mudar a cada quinze dias, assim como ocorrem nos voos. Em poucas horas do primeiro dia de vendas, mais de 100 refeições foram compradas.

Imagem: Divulgação Finnair

Assim como a quase totalidade das companhias europeias, a Finnair foi duramente afetada pela crise causada pelo novo coronavírus. A agência portuguesa PressTur apurou que a companhia finlandesa só vai aumentar significativamente a oferta de voos no final de março de 2021.

A Finnair anunciou em comunicado que prevê reduzir as operações no Inverno IATA (final de outubro a final de março) para 75 voos por dia em 51 destinos na Europa e na Ásia, enquanto em 2019, no mesmo período, operou cerca de 350 voos por dia para mais de 100 destinos na Europa, Ásia e América do Norte.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.