Companhia da Polônia marca data para trocar turboélices por jatos brasileiros

A companhia aérea de bandeira da Polônia, a LOT Polish Airlines, já iniciou o processo de substituição de turboélices canadenses por jatos brasileiros da Embraer.

Imagem: Jacek Bonczek / LOT

A empresa polonesa já aposentou dois turboélices Dash 8-400 (Q400) de fabricação canadense, e irá aposentar o restante da frota até o final do ano que vem no máximo. As informações foram dadas por Rafal Milczarsk, presidente da LOT, ao portal Rynek-Lotniczy, apontando que os jatos Embraer E190 e E195 serão os substitutos dos turboélices, mas que novas aeronaves podem entrar na frota.

“Não planejamos aposentar outra aeronave que não seja o Q400, isto faz parte do contrato com o lessor (dono das aeronaves). Nós temos uma boa relação com eles, e não descartamos adqurir outros aviões no lugar do Dash 8 para o mercado regional”, afirmou o executivo.

A maioria dos jatos Embraer recebidos nos últimos tempos pela LOT chegaram da Azul Linhas Aéreas, que está renovando sua frota para a nova geração E2 da fabricante brasileira. Inclusive, alguns aviões da polonesa chegaram a manter parte da pintura da companhia brasileira, enquanto faziam voos na Europa.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias