Companhia que promete mudar a aviação indiana define nova data para o primeiro voo

A empresa aérea estreante Akasa Air, que chegou ao mercado com suporte de um bilionário e colocou uma encomenda recorde de aeronaves Boeing 737 MAX, disse que postergou sua data de lançamento para o terceiro trimestre deste ano. Um atraso no cronograma de entregas das primeiras aeronaves foi colocado como o principal detrator.

“Esperamos que nossa primeira aeronave seja entregue em meados de junho e esperamos operações comerciais no final de julho”, disse o CEO Vinay Dube, conforme citado pelo site de notícias financeiras Moneycontrol.

 pretende lançar operações comerciais até o final de julho, pois se concentra em conectar cidades de nível 2 em toda a Índia com uma frota de mais de 70 aeronaves em seu quinto ano, disse o CEO Vinay Dube à emissora de notícias financeiras indiana CNBC TV18 em um entrevista.

Questionado sobre rotas, Dube disse que a companhia aérea começaria nas maiores cidades da Índia e depois mudaria seu foco para cidades de nível 2.

“Estamos em processo de discussões com aeroportos, bem como com a Autoridade de Aeroportos da Índia, tentando finalizar quais terminais têm espaço para nós, tanto quanto os slots, vagas de estacionamento e outras infraestruturas necessárias para o lançamento. Esperamos finalizar todos os acordos em um futuro muito próximo”, explicou.

Em novembro do ano passado, a Akasa fez uma grande encomenda para 72 aviões Boeing 737 MAX, incluindo os modelos 737-8 e 737-8-200, sendo o último uma versão de maior densidade.

A Akasa Air, que anteriormente tinha como alvo uma data de lançamento comercial em junho, recebeu todas as aprovações regulatórias, exceto a outorga do certificado de operador aéreo (AOC), última etapa antes de lançar os voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas