Companhia uzbeque lança uma incomum venda de jatos soviéticos

Foto de Alan Lebeda, GFDL 1.2, via Wikimedia

A companhia aérea de bandeira do Uzbequistão, a Uzbekistan Airways, está em processo de modernização de suas operações. Para isso, está contratando um consultor baseado no Reino Unido para auxiliar na venda de seus aviões mais antigos, que incluem jatos Boeing 757-200 e 767-300ER, bem como aeronaves Ilyushin IL-76TD, Il-114, e helicópteros Mil Mi-8.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia de desenvolvimento para a transportadora definida em um decreto presidencial de abril de 2021. A companhia aérea decidiu se desfazer de seus modelos mais antigos para adquirir jatos adicionais da família Airbus A320neo e Boeing 787. Os helicópteros de origem soviética darão lugar a mais modernos Airbus H125 e H130.

A venda dos aviões antigos constava do decreto presidencial, que contemplava diversas outras medidas destinadas a transformar a companhia de bandeira. Isso incluiu cortar rotas deficitárias e fechar escritórios de representação não lucrativos, bem como expandir sua frota de carga, aumentar voos fretados, entrar em codeshare e outras parcerias com operadoras estrangeiras e reduzir descontos em tarifas econômicas.

O mais interessante do anúncio, que pode ser visto em detalhes na documentação do processo, é a venda de aeronaves antigas de origem soviética por uma empresa britânica. No total, estão à venda cinco IL-76 fabricados entre 1989 e 1992; mais seis IL-114-100 feitos entre 2008 e 2013; e um helicóptero Mil Mi-8 de 2011.

Os preços não foram publicados, mas seria quase certo dizer que a chance de vender esses aviões ao ocidente é praticamente nula, enquanto eles podem ser do interesse das empresas aéreas russas, num momento em que as sanções ocidentais as impedem de ter aeronaves feitas nos EUA, Europa e Canadá, por exemplo. No entanto, a companhia do Reino Unido contratada para o negócio não poderia fechar um acordo com empresas russas, devido às sanções. Será interessante ver onde essas aeronaves vão parar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias