Companhias aéreas europeias estão focadas em curtos voos domésticos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

As companhias aéreas da Europa tornaram-se muito mais focadas em voos domésticos e as frequências em rotas internacionais de curto e médio curso caíram drasticamente, disse o gerente de rede Eurocontrol em seu mais recente relatório de análise de dados.  

Os dados do Eurocontrol, divulgados em 10 de março, mostraram que em fevereiro de 2020 – o último mês “relativamente normal” antes da pandemia COVID-19 atingir a Europa – havia 157 pares de aeroportos de curta e média distância operando 12 ou mais voos por dia. Um ano depois, em fevereiro de 2021, apenas 29 rotas tinham pelo menos 12 voos por dia. 

“Com a COVID-19, as prioridades mudaram. Ao saírem do primeiro bloqueio, as companhias aéreas tentaram restaurar redes amplas, mesmo que isso só pudesse ser feito em baixas frequências diárias. Neste inverno, com uma segunda onda de bloqueio, nem mesmo essa conectividade mínima pôde ser mantida”, disse o Eurocontrol. As conexões de maior frequência foram em rotas domésticas, como Paris -Toulouse, na França, Istambul – Antalya e entre as Ilhas Canárias.

Os dados do Eurocontrol da semana até 7 de março também mostraram um ligeiro aumento do tráfego em comparação com a semana anterior, mas com níveis de tráfego ainda 65% inferiores aos da mesma semana de 2019. No total, foram 66.437 voos na semana até 7 de março, sendo a Turkish Airlines de longe a operadora mais frequente, com 641 voos por dia em média, seguida pela Air France com 359 e outra turca, a Pegasus, com 273. 

Separadamente, Juliet Kennedy, diretora de operações do NATS do Reino Unido, disse que o provedor de controle de tráfego aéreo do Reino Unido estava planejando operacionalmente 75% do tráfego de 2019 neste verão. 

“Não há nenhuma certeza de que o tráfego atingirá esses níveis, mas sabemos que quando a indústria receber luz verde, as companhias aéreas estarão voltando muito rapidamente”, disse ela. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Hoje e amanhã, Aeroporto de Guarulhos realiza campanha de doação de...

0
A GRU Airport está realizando a campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Pró-Sangue, o Hospital Stella Maris e a Prefeitura de