Completa 22 anos a unidade de soluções logísticas da Gol Linhas Aéreas, a GOLLOG

Imagem: GOLLOG

A GOL Linhas Aéreas informa nessa segunda-feira, 30 de janeiro de 2023, que sua unidade de soluções logísticas, a GOLLOG, completa hoje 22 anos de história.

Segundo a companhia, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da empresa, que trabalha incessantemente para melhor servir seus Clientes de maneira transparente, ética e dedicada. Atualmente são mais de 1.400 Colaboradores prestando serviços de ponta para que o transporte seja sempre realizado de modo rápido, ágil e seguro.

Rafael Martau, novo diretor executivo da GOLLOG desde janeiro de 2023, reforça que a GOLLOG vem se firmando a cada ano como uma empresa de ponta para soluções logísticas completas em transporte e entrega de produtos e mercadorias de forma integrada.

“A ampliação de nossas operações pelo Brasil vem crescendo rapidamente. Atualmente são 102 lojas com serviços de transporte diferenciados e especializados, como GOLLOG Saúde e GOLLOG Animais, para atender com mais comodidade todos os nossos Clientes em suas demandas específicas”, afirma o diretor.

Martau assume o cargo em um momento único nesses 22 anos da empresa: “Estou muito feliz em entrar para este time e muito confiante no potencial que a GOLLOG tem para crescer nos próximos anos, principalmente com a operação das aeronaves cargueiras iniciada recentemente com a parceria com o Mercado Livre”.

GOL e Mercado Livre

A GOL e o Mercado Livre, por meio da GOLLOG, anunciaram acordo de longo prazo no ano passado para um novo modelo de negócio. As empresas anunciaram uma parceria de grande relevância para o mercado de logística e de aviação no Brasil, com a operação dedicada a aviões para transporte exclusivo de cargas – até então inédito para a GOL.

A operação teve início em setembro de 2022 com aeronaves modelo Boeing 737-800 BCF (aviões de passageiros que foram convertidos em cargueiros) da GOL e faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou para este ano no Brasil.

Boeings 737-800 BCF da Gol com pintura do Mercado Livre, em Guarulhos

Com a força operacional da GOL, o Mercado Livre reduz em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como o Centro-Oeste.

2021 e 2022: anos de muitas iniciativas

Uma das grandes novidades de 2021 foi a criação do GOLLOG Animais, projeto que veio reforçar o compromisso com a Segurança, não só nos transportes de produtos, mas também de pets e animais silvestres juntamente com o Ibama, acirrando assim o combate ao tráfico de animais.

No período, foram transportados 12 animais silvestres, sem cobrança de frete: 8 corujas e 4 araras que se encontravam no CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Porto Seguro, na Bahia, até o Paraná.

A companhia ressalta que, no ano passado, a GOLLOG transportou a menor espécie de tamanduá do mundo, do Ceará até São Paulo, em parceria com o Instituto Tamanduá e o ZooParque de Itatiba. Outra conquista foi o Espaço Pet em Congonhas (CGH), São Paulo, para o descanso dos animais no pré-embarque e após desembarcarem.

O produto CHEGOL, transporte de encomendas menores, contou com várias novidades recentemente:

– “CHEGOL Mini” para o transporte de objetos de até 500 g;

– Serviço de coleta e entrega de encomendas pela plataforma da Uber para empresas, em São Paulo (capital), Porto Alegre e Novo Hamburgo (RS);

– “Super Expresso”, serviço que entrega a encomenda na residência do Cliente no mesmo dia e que atende envios de pequenos produtos, assim como o “GOLLOG Urgente” para volumes de médio porte;

– “Pontos CHEGOL”, locais de coleta mais acessíveis ao público e que facilitaram o envio de encomendas de pequeno porte; e

– Serviço para recuperação de itens esquecidos no voo, hotel ou em casa, disponível em 49 aeroportos e com entrega nas 4.100 cidades atendidas pela GOLLOG.

Pensando ainda em praticidade para seus Clientes e na demanda da alta temporada, a GOLLOG começou um período de testes de lockers para a retirada de pequenas encomendas em 2021.

Neste primeiro momento, a Companhia disponibilizou armários exclusivos GOLLOG no aeroporto internacional de Guarulhos. Desde 2022 é possível utilizar também os lockers da rede Clique Retire, presente nas principais capitais do Brasil, em estações de transporte público, shoppings, postos de combustíveis e lojas de varejo.

A parceria com a Clique Retire permite que o Cliente escolha onde deseja retirar sua encomenda: no aeroporto, nos armários localizados em locais de alta conveniência próximos à sua casa ou trabalho, ou mesmo nas lojas da GOLLOG.

No âmbito social, a GOLLOG atuou no transporte gratuito de vacinas contra a Covid-19 pelo Brasil, em ação coordenada com os governos federais e estaduais.

Entre dezembro de 2021 e os primeiros meses de 2022, uma iniciativa do Instituto GOL, que encampa as ações de responsabilidade social da Companhia, em parceria com a GOLLOG, deu todo o apoio à campanha promovida pela CUFA (Central Única das Favelas), em conjunto com a FNA (Frente Nacional Antirracista) e o Grupo Bandeirantes, em prol das famílias afetadas pelas fortes chuvas que acometeram vários estados brasileiros.

Linha do Tempo

2001 – Início das operações da GOLLOG começa com a emissão do 1º AWB (Conhecimento Aéreo).

2003 – Implantação do Conhecimento Eletrônico ou AWB Virtual.

2005 – GOLLOG atinge a marca de 1 milhão de Conhecimentos Aéreos (AWB) e ganha seu próprio website.

2006 – Lançamento do Serviço Pré-pago, com a chegada de novos destinos internacionais, como Montevidéu (Uruguai), Assunção (Paraguai), Rosário e Córdoba (Argentina).

2007 – GOLLOG atinge a marca de 2 milhões de AWBs emitidos.

2008 – Começa o serviço GOLLOG VOO CERTO; empresa inicia suas operações no Uruguai.

2009 – Criação do GOLLOG EXPRESS e GOLLOG DOC; participação na feira Intermodal South America.

2010 – Início das operações no Terminal Internacional de Cargas Alfandegárias (TECA), em Londrina (PR); campanha publicitária “Chega Logo” e o lançamento da campanha “Acerte no Alvo”.

2011 – Mais de 400 mil toneladas transportadas; inaugurada a 100ª unidade de franquia da GOLLOG, na cidade de Anápolis (GO).

2012 – Investimentos de R$ 11 milhões realizados em um novo terminal no Aeroporto de Guarulhos (Cumbica); participação na ABF Franchising EXPO, a maior feira de negócios do mundo, em São Paulo; GOLLOG Day; franquia em Campina Grande (PB) e lançamento do serviço exclusivo com foco em comércio eletrônico: o e-GOLLOG.

2013 – Convenção de Fraqueados GOLLOG, em Salvador (BA), sob o tema Conexão Futuro; transporte de equipamentos de bandas; participação no 2º ano da ABF Franchising EXPO e inauguração de mais duas franquias no Grande ABC: Santo André e Diadema.

2014 – Lançamento das operações em Santo Domingo, capital da República Dominicana e início das operações em Americana e Araraquara, ambas cidades do interior de São Paulo.

2015 – GOLLOG faz parceria com a Air France e KLM; transporte de mais de 460 mil peças oftalmológicas para o Ceará, em apoio ao projeto “Boa Visão, Boa Educação”; novas franquias em Natal (RN) e em Curitiba (PR); terminais inaugurados em Altamira (ATM), Salvador (SSA) e Fortaleza (FOR) e participação no Salão Internacional de Logística Integrada – MOVIMAT 2015.

2016 – Inauguração de três terminais de cargas: no aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF), Curitiba (CWB) e Rio de Janeiro (GIG); novo layout da marca; transporte de vacinas contra o vírus H1N1 e Influenza A.

2017 – Tecnologia Seen, que permite a automação das informações em tempo real; inauguração do terminal de cargas em Jandira (SP) e uma parceria com a aérea Passaredo para dois destinos: Barreiras e Vitória da Conquista, ambas na Bahia.

2018 – Lançamento do atendimento virtual, Gil, e novo terminal de cargas (TECA) no Aeroporto do Recife (PE).

2019 – Mais de 1,2 milhão de toneladas transportadas.

2020 – CHEGOL, envio de até 5 kg, e GOLLOG Saúde, criada para o serviço de transporte de medicamentos, vacinas, testes, amostras e exames no Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias