Completados os testes em túnel de vento com o protótipo da aeronave Cavorite X5

A fabricante aeronáutica Horizon Aircraft, especializada em veículos aéreos híbridos elétricos de decolagem e aterrissagem na vertical (eVTOL, na sigla em inglês), anunciou na última semana que concluiu com sucesso os testes iniciais em túnel de vento para voo de transição de seu protótipo de escala 50% da aeronave eVTOL “Cavorite X5”.

O projeto da Horizon possui um exclusivo sistema de abertura e fechamento das superfícies das asas, permitindo que os fans (ventiladores) de propulsão vertical, que ficam no interior das asas, sejam expostos durante o voo vertical e sejam “guardados” pelo fechamento das superfícies durante o voo horizontal.

O funcionamento do sistema pode ser conferido no vídeo a seguir, que mostra cenas dos testes no túnel de vento:

O trabalho em túnel de vento foi realizado nas avançadas instalações ACE Climatic Wind Tunnel, da universidade Ontario Tech, no Canadá. De acordo com Brandon Robinson, CEO da Horizon Aircraft, o desempenho da aeronave superou as expectativas.

“Exploramos velocidades de avanço de até quase 100 km/h, medindo forças aerodinâmicas, autoridade de controle e função do sistema mecânico com as asas abertas em velocidades variadas dos fans. Ficamos particularmente satisfeitos com a estabilidade e o controle de pitch (elevação de nariz) e roll (giro das asas) em todo o envelope de transição, bem como com o desempenho do fan”, disse o CEO.

O fato de os resultados dos testes reais corresponderem às previsões detalhadas foi um endosso adicional à engenharia da empresa. “Agora podemos usar esses resultados para refinar nossa modelagem CFD e reduzir ainda mais o risco do programa de teste de voo de transição ao ar livre que começará em breve”, completou Robinson.

O conceito híbrido eVTOL inovador e patenteado da Horizon permite que a aeronave voe 98% de sua missão em uma configuração de arrasto muito baixo (com os fans guardados), como uma aeronave tradicional, e é uma das únicas aeronaves eVTOL atualmente capaz de fazer isso.

O protótipo em tamanho 50% – Imagem: Horizon Aircraft

Voar a maior parte da missão como uma aeronave normal é mais seguro, mais eficiente e será mais fácil de certificar do que novos projetos eVTOL.

O modelo também pode operar nos modos Decolagem e Pouso Curtos (STOL – Short Takeoff and Landing) ou Decolagem e Pouso Convencionais (CTOL – Conventional Takeoff and Landing).

A aeronave em tamanho real será alimentada por uma arquitetura elétrica híbrida que pode recarregar o conjunto de baterias durante o voo, ao mesmo tempo em que fornece redundância e flexibilidade adicionais ao sistema.

A Horizon Aircraft passará para testes de voo de transição ao ar livre com o protótipo em breve, enquanto continua o projeto detalhado de sua aeronave em escala real, antecipando a montagem final para testes de voo em 2025.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias