Concessionária desiste do aeroporto de Natal e irá devolvê-lo ao Governo

A Inframerica, concessionária que administra os aeroportos de Brasília e de Natal, afirmou que comunicará ao Governo oficialmente hoje que devolverá a concessão do aeroporto norte-rio-grandense.

Aeroporto de Natal São Gonçalo do Amarante Google Maps
Aeroporto São Gonçalo do Amarante – Imagem: Google Maps

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Inframerica, Jorge Arruda, afirmou que já houve conversas informais com as autoridades brasileiras, mas que a comunicação oficial se dará na data de hoje (05).

O pedido será feito com base no modelo de devolução amigável previsto na legislação, que leva a uma relicitação da concessão, de forma semelhante ao que vem ocorrendo com o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), devolvido pela Aeroportos Brasil.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, em Natal, foi quase inteiramente construído pela Inframerica, que o assumiu em 2011 apenas com a pista de pouso feita pelo Governo. O terminal de passageiros, o pátio de aeronaves e as pistas de taxiamento foram feitos inteiramente pela concessionária.

Terminal Pátio Aeroporto Natal
Aeroporto de Natal – Imagem: Inframerica / Wendell Jefferson

O Valor revela que entre os motivos da decisão por abandonar a concessão estariam a movimentação atual de 2,3 milhões de passageiros ao ano, que representa metade da demanda prevista no momento da licitação, bem como as tarifas de embarque defasadas em relação às concessões de outros aeroportos ocorridas depois e as tarifas de navegação da torre de controle de Natal (gerenciada pela Inframerica) muito inferiores às cobradas pelas demais torres gerenciadas pela Infraero ou DECEA.

A concessionária continuará administrando São Gonçalo do Amarante até a conclusão do processo, bem como permanecerá no controle do aeroporto de Brasília e seguirá estudando participar das licitações de outros terminais brasileiros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias