Concessionária RIOgaleão celebra sete anos de conexão com o Rio de Janeiro

Imagem: Divulgação / RIOgaleão

Celebrando sete anos de concessão, a concessionária RIOgaleão aproveita a data para ressaltar o processo de transformação, iniciado em agosto de 2014, que transformou o RIOgaleão em um aeroporto carioca de padrão internacional, com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano, o equivalente ao dobro da população do Rio de Janeiro.

Com nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta, o terminal celebra os sete anos de concessão com importantes conquistas para o estado.

O RIOgaleão conta com a experiência e o reconhecimento da Changi Airports International (CAI) como controladora e investidora. A empresa é responsável pela operação de grandes aeroportos no mundo, incluindo o Aeroporto de Singapura Changi, apontado como um dos melhores terminais do mundo pela consultoria britânica Skytrax pelos últimos 10 anos.

Importante motor para a economia do Rio

Com mais de 500 empresas, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi responsável pela geração de 22 mil empregos diretos e impactou cerca de 150 mil postos de trabalho em indústrias relacionadas ao turismo e logística.

Ao longo dos últimos anos, o RIOgaleão trouxe para o público carioca 11 novas companhias aéreas, entre elas a ITA Transportes Aéreos, que realizou o seu voo inaugural no terminal em julho deste ano. A chegada da empresa é fruto de um pacote de incentivos público-privados, desenhado pela Secretaria de Estado de Turismo, a Riotur, e a RIOgaleão.

A concessionária também tem investido em aprimorar a experiência do passageiro no terminal, fazendo com que o tempo de espera dos visitantes se torne um momento de prazer e de relaxamento. Ao todo, são mais de 100 opções de compras e gastronomia.

“Encaramos grandes desafios ao modernizar e ampliar a nossa infraestrutura. Transformamos o conceito do aeroporto, que deixou de ser apenas mais um local de chegadas e partidas para também se tornar em um espaço de experiência e entretenimento para os passageiros”, explica Alexandre Monteiro, Presidente do RIOgaleão. 

O setor de carga vem provando ser um dos principais aliados na retomada da economia do Estado, e o RIOgaleão Cargo é um dos principais responsáveis por esse movimento. Com destaque em eficiência operacional, o aeroporto possui expertise em dados e processos logísticos que, aliados à malha comercial e cargueira, possibilitam o alcance dos principais mercados de importação e exportação do mundo.

O terminal de cargas da concessionária é responsável pelo abastecimento de diversas indústrias locais, reforçando sua importância para a retomada da economia do Rio de Janeiro.

Legado Olímpico

Um dos momentos mais importantes durante os últimos sete anos foi a transformação da concessionária para a Olimpíada e a Paralimpíada de 2016. Para receber os atletas, suas delegações e os turistas para esta grande atração na cidade, o RIOgaleão investiu na construção do Píer Sul, um espaço com mais de 100 mil m², com 26 novas pontes de embarque e aproximadamente 6 mil m² de salas VIPs, além da expansão e modernização do Edifício Garagem.

No final do evento, o Aeroporto Internacional Tom Jobim conquistou o status de um dos principais legados dos primeiros Jogos realizados na América do Sul. “É uma honra fazer parte da história do Rio de Janeiro. Juntos, podemos fazer muito mais”, finaliza Alexandre Monteiro.

Informações da RIOgaleão

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias