Estreia a mais longa passarela sobre uma pista de táxi de aeroporto no mundo

Foto: Seattle Port Authority

No começo do mês de março, o aeroporto internacional de Seattle-Tacoma, nos Estados Unidos, inaugurou suas novas instalações de desembarque internacional após quatro anos de obras e um custo próximo de US$ 1 bilhão. Do empreendimento, o que mais se destaca é a passarela para passageiros sobre uma das pistas de táxi.

Com 238 metros de comprimento, essa é a maior passarela já construída sobre uma pista de táxi de aeroporto no mundo. Ela liga os saguões S e A e seus 26 metros de altura permite que até os maiores aviões do mundo passem por debaixo. Para se ter uma ideia, o Airbus A380 tem 24 metros do chão até seu ponto mais alto.

A passarela é larga, com vistas amplas e uma esteira rolante. Ela está acessível aos passageiros internacionais que desembarcam do saguão S e para quem Seattle é seu destino.

Seu objetivo é ligar o saguão onde os passageiros desembarcam do avião com a nova área de retirada de bagagens, desafogando o aeroporto, que já havia passado de sua capacidade instalada de 1.200 passageiros por hora.

Apesar o lançamento do projeto, a nova área de desembarque ainda não está totalmente operacional. A expectativa das autoridades é que isso acontece ainda no segundo trimestre do ano e antes da alta temporada de verão dos Estados Unidos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias