Depois de alguns meses em reforma, a Torre de Controle do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília (DF), está pronta, informa a concessionária Inframerica.
A intervenção aconteceu somente na parte externa da Torre, que ganhou um tratamento de impermeabilização e um novo revestimento de granito de alta durabilidade, mantendo as mesmas cores e padrão estético.
Hoje, neste espaço, encontram-se os escritórios administrativos da Inframerica e, no último andar, com uma visão privilegiada de todo o Aeroporto de Brasília, trabalham os controladores civis e militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Torre de Controle de Brasília foi construída em 1971. O saguão de embarque e desembarque e toda a área do Corpo Central, assim como a Torre de Controle, foram planejados por importantes arquitetos há 53 anos. De lá para cá, os espaços passaram por atualizações e modificações, mas a estrutura principal segue a mesma.
Diferente de outros aeroportos, a Torre de Controle do Aeroporto de Brasília não é separada do terminal de passageiros, pelo contrário, ela faz parte do saguão e está anexada dentro do aeroporto. Para manter toda essa infraestrutura, são realizadas manutenções periódicas.
Nesta intervenção mais recente, todo o granito existente, tanto no “corpo” da torre, como na “cabeça”, foi substituído por pedras novas. Como o trabalho foi realizado na área externa da torre, não impactou na operação.
A Torre tem 40 m de altura, o que equivale a um prédio de 10 andares e visão panorâmica de 360° do aeroporto. Uma curiosidade interessante é que a parte superior da Torre de Controle tem duas estruturas. Isso ocorre porque o projeto original não contemplou uma visualização de 360º aos controladores de voo da torre, então foi necessário construir uma nova estrutura em cima da que já existia.
Informações da Inframerica