Início Indústria Aeronáutica

Concluído com sucesso o 1º giro do motor híbrido-elétrico para o demonstrador de voo regional

Concepção gráfica do Dash 8-100 com motor híbrido-elétrico – Imagem: Pratt & Whitney

A Raytheon Technologies anuncia nessa terça-feira, 20 de dezembro, que foi bem-sucedido o primeiro funcionamento do motor híbrido-elétrico do demonstrador de voo regional da empresa – um marco importante para os testes de voo, com início previsto para 2024.

A execução inicial do sistema de propulsão ocorreu nas instalações de inovação da Pratt & Whitney em Longueuil, Quebec, e teve o desempenho esperado. O sistema integra totalmente um motor elétrico de 1 MW desenvolvido pela Collins Aerospace com um motor de queima de combustível Pratt & Whitney altamente eficiente, especialmente adaptado para operação híbrida-elétrica.

Essa tecnologia do motor permitirá um desempenho mais eficiente durante as diferentes fases do voo – decolagem, subida e cruzeiro – reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 30% em comparação com as aeronaves turboélice regionais mais avançadas da atualidade.

“A tecnologia de propulsão elétrica híbrida oferece um potencial significativo para otimizar a eficiência em uma variedade de diferentes aplicações de aeronaves, ajudando nossa indústria a atingir sua ambiciosa meta de alcançar emissões líquidas zero de CO2”, disse Jean Thomassin, diretor executivo de novos produtos e serviços da Pratt & Whitney Canada.

“Com nosso programa de testes no solo agora em andamento, os testes de voo planejados nos permitirão acelerar a demonstração desta tecnologia de propulsão sustentável de próxima geração, à medida que continuamos a expandir nossa colaboração no ecossistema aeroespacial”, completou Thomassin.

O Flight Test Center of Excellence (Cert Centre Canada – 3C) modificará e operará a aeronave De Havilland Canada Dash 8-100, servindo como plataforma para futuras demonstrações de voo.

“Estamos honrados que a Raytheon Technologies tenha escolhido nossa Organização de Aprovação de Projeto para liderar o programa de teste de voo para este projeto histórico de demonstração”, disse John Maris, presidente da 3C e piloto de teste chefe do projeto.

“A 3C reuniu uma equipe confiável de Quebec que inclui Chrono Aviation, WAAS Aerospace e Elisen & associés para integrar o conjunto de força híbrido-elétrico, sistema de bateria e chicote elétrico de alta tensão na aeronave de pesquisa Dash 8 da 3C. Estou confiante de que o extenso voo da 3C a experiência de teste e o relacionamento histórico com a Transport Canada complementarão a excelente equipe da Raytheon Technologies para demonstrar com segurança esse importante avanço tecnológico”, finalizou Maris.

Informações da Raytheon Technologies

Sair da versão mobile