Início Indústria Aeronáutica

Concluído no avião X-59 o teste de controle do motor para manutenção de velocidade em cruzeiro

Imagem: Garry Tice / Divulgação: Lockheed Martin Corporation

A NASA informou que a equipe por trás de seu avião experimental X-59 completou outro teste crítico em solo em março, garantindo que a aeronave supersônica silenciosa seja capaz de manter uma velocidade específica durante a operação.

O teste, conhecido como engine speed hold, é o marco mais recente de progresso enquanto o X-59 se aproxima de seu primeiro voo neste ano.

“Engine speed hold é essencialmente a versão de controle de cruzeiro da aeronave,” disse Paul Dees, líder adjunto de propulsão do X-59 no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, Califórnia. “O piloto aciona o speed hold na velocidade em que está, podendo ajustá-lo incrementalmente para cima ou para baixo conforme necessário.”

A equipe do X-59 havia realizado anteriormente um teste semelhante no motor – mas apenas como um sistema isolado. O teste de março verificou que o speed hold funciona corretamente após a integração nos aviônicos da aeronave.

“Precisávamos verificar que o speed hold funcionava não apenas dentro do motor em si, mas como parte de todo o sistema da aeronave”, Dees explicou. “Este teste confirmou que todos os componentes – software, conexões mecânicas e leis de controle – funcionam juntos conforme planejado.”

O teste bem-sucedido confirmou a capacidade da aeronave de controlar precisamente a velocidade, o que será inestimável durante o voo. Esta capacidade aumentará a segurança do piloto, permitindo que ele foque em outros aspectos críticos da operação do voo.

O piloto estará muito ocupado durante o primeiro voo, garantindo que a aeronave esteja estável e controlável,” disse Dees. “Ter o speed hold para aliviar parte dessa carga de trabalho torna o primeiro voo muito mais seguro.”

A equipe planejava originalmente verificar o speed hold posteriormente, como parte de uma série de testes de solo onde eles fornecerão à aeronave um conjunto robusto de dados para verificar a funcionalidade em condições normais e de falha, conhecidos como testes de pássaro de alumínio. Mas a equipe reconheceu a oportunidade de testar mais cedo.

“Foi um alvo de oportunidade,” disse Dees. “Percebemos que estávamos prontos para testar o speed hold do motor separadamente enquanto outros sistemas finalizavam seu software. Se podemos aprender algo mais cedo, isso é sempre melhor.”

Com cada teste bem-sucedido, a equipe integrada da NASA e Lockheed Martin aproxima o X-59 de seu primeiro voo, mais perto de fazer história na aviação através da tecnologia supersônica silenciosa (Quesst).

Informações da NASA