
A Coréia do Sul e os Emirados Árabes Unidos assinaram ontem uma série de memorandos de entendimento (MoU) sobre cooperação industrial, incluindo um que estabelece o desenvolvimento conjunto de uma aeronave de carga multimissão de última geração, baseada no projeto MC-X da Korean Aerospace Industries (KAI).
De acordo com as informações disponíveis, o projeto receberá um financiamento de 3.200 milhões de dólares, reportou o Aviacionline.
MC-X, uma aeronave de transporte militar
O projeto Multi-mission Cargo eXperimental (MC-X) da KAI visa ao desenvolvimento de uma aeronave militar multifuncional de transporte e carga para substituir as antigas aeronaves do tipo C-130 Hercules da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) e para exportação.
O MC-X teria uma configuração semelhante ao brasileiro Embraer KC-390. De acordo com as características divulgadas, a aeronave terá cerca de 40,3 m de comprimento, 13,5 m de altura e 41,1 m de largura – com peso máximo de decolagem de 92.000 kg e capacidade de carga de até 30.000 kg. Ele será equipado com motores turbofan de 30.000 libras, que devem oferecer uma velocidade máxima de 926 km/h e um alcance de cruzeiro de 7.000 km.
A KAI começou a trabalhar na aeronave estimando um tempo de desenvolvimento entre 7 e 8 anos, com possibilidade de iniciar a produção em série entre 2031 e 2032. Com a incorporação dos Emirados Árabes Unidos ao projeto e sua grande capacidade de financiamento, é possível que essas datas podem ser adiantadas em alguns anos.