Concorrente se diz ofendida com a nova pintura dos aviões da empresa aérea alemã Lufthansa

As companhias aéreas mudam suas pinturas o tempo todo, às vezes com muita festa e elogios, outras vezes por obrigação legal. Mas é a primeira vez que ouvimos falar de uma companhia aérea concorrente chateada com a pintura de uma rival.

pintura

Segundo o Aerotelegraph, essa situação acontece com a transportadora aérea nacional polonesa LOT, que tem se sentido ofendida com a nova pintura da frota da alemã Lufthansa, indicando que os passageiros ficarão confusos entre as duas companhias aéreas rivais e que sua reputação poderá ser prejudicada.

A origem do assunto

Os aviões das duas empresas possuem estabilizadores verticais (vulgarmente chamados de “cauda”) com temas semelhantes, compostos de um círculo com um pássaro dentro. Anteriormente, as duas companhias aéreas tinham uma distinção.

Antes, a Lufthansa tinha um pássaro na cor azul escuro voando na direção da aeronave, dentro de um círculo amarelo sobre um fundo azul do estabilizador e o resto da aeronave era branco. A LOT, por sua vez, possui um pássaro branco com asas estendidas dentro de um círculo branco e sobre o fundo azul do estabilizador vertical. na polonesa há ainda uma pequena faixa vermelha e branca na parte inferior da cauda e a aeronave é branca.

Mas as coisas ficaram um pouco mais confusas quando a Lufthansa renovou sua decoração. Abaixo está uma pequena comparação para detectar a diferença:

Comparação do aeroTelepgraph

A LOT está argumentando que os passageiros ficam confusos entre as duas companhias aéreas, que agora possuem no estabilizador um círculo e um pássaro brancos num fundo azul. Embora o desenho do pássaro seja bem diferente nas duas pinturas, quem não viaja muito pode ficar mesmo confuso.

Mesmo durante a pesquisa de imagens para artigo, encontrei várias pessoas confundindo as duas companhias aéreas nas imagens do Google, então, a reclamação da LOT parece ter algum fundamento.

Por que a LOT acha que isso é um problema?

A LOT e muitas outras empresas são ultraprotetores de suas marcas registradas. No entanto, é um pouco mais complicado quando é uma companhia aérea rival.

A LOT começou essa disputa quando a Lufthansa tentou registrar a nova identidade nos tribunais europeus. A companhia aérea não teve nenhum problema na Alemanha (obviamente) e pintou um Boeing 747 inteiro para mostrar a nova pintura. No entanto, quando se tratava de registros internacionais, em 2018 eles foram pegos pelo LOT.

Embraer E-Jet E170 LOT Polish
Embraer 170 da LOT – Imagem: LOT

Especificamente, a LOT levou a Lufthansa ao tribunal para argumentar que a nova pintura cria risco de confusão, oferece uma vantagem injusta para a gigante Lufthansa e, como tal, a marca e a reputação da LOT seriam prejudicadas.

Se isso é verdade ou não, ainda está em debate nos tribunais, mas, segundo informações, a Lufthansa está conversando com a LOT para resolver o problema.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias