Início Aeroportos

Conferência do setor de Assistência em Solo da IATA se concentrará em abraçar a tecnologia

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou nesta semana que sua 35ª Conferência IATA de Assistência em Solo (IGHC – IATA Ground Handling Conference) se concentrará em promover a tecnologia para melhorar a segurança, a eficiência operacional e a sustentabilidade.

A IGHC acontecerá em Abu Dhabi, de 16 a 18 de maio de 2023, com a Etihad Airways como companhia aérea anfitriã.

Monika Mejstrikova, diretora de operações terrestres da IATA, comentou que o tráfego de passageiros e carga aérea está próximo dos níveis pré-pandêmicos e, como consequência, operações de assistência em solo eficientes são essenciais para atender à expansão da demanda.

Porém, infelizmente, o setor de assistência em solo continua enfrentando desafios operacionais, de recrutamento e de retenção de talentos após a maior retração da história da aviação.

“O IGHC deste ano explorará como isso pode ser superado e como a tecnologia pode ser implementada para melhorar a eficiência, aumentar a conformidade com os padrões globais e melhorar a segurança e o desempenho ambiental”, disse a diretora. 

O brasileiro Antonoaldo Neves, que já passou por Azul Linhas Aéreas e TAP Air Portugal, e atualmente é CEO da Etihad Airways, fará um discurso de abertura.

“Estamos muito satisfeitos em sediar a 35ª Conferência IATA de assistência em solo e dar as boas-vindas à indústria da aviação em nossa casa, Abu Dhabi. A indústria da aviação é um ecossistema complexo e interconectado, com a colaboração em seu cerne. A conferência permitirá que os líderes do setor unam forças e discutam a implementação de padrões globais e a adoção de novas tecnologias, garantindo a segurança do cliente como prioridade máxima”, disse Neves.

Palestrantes e Sessões

Neves, Mejstrikova e Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA, falarão no evento junto com:

– Rami Al-Haddad, CIO da Menzies Aviation;

– Steve Allen, CEO da dnata;

– Richard Fairchild, diretor de Produtos Autônomos da Aurrigo; e

– Brian Bartal, vice-presidente sênior de segurança e conformidade da Unifi.

Os assuntos abordados nas sessões da 35ª Conferência IATA de Assistência em Solo serão:

– Perspectivas de aviação e assistência em solo para 2023;

– Aproveitando a tecnologia para operações de bagagem modernas, eficientes e sustentáveis;

– Se os veículos autônomos estão “prontos para o pátio”;

– Otimizando e integrando recursos para operações de pátio simplificadas; e

– Análise – um modelo para maior segurança em operações terrestres.

Worshops

O programa IGHC será complementado por uma série de workshops, incluindo:

– Os benefícios de certificar companhias aéreas e empresas de assistência em solo por meio do Programa de Validação de Treinamento da IATA;

– Como os serviços financeiros podem apoiar os agentes terrestres;

– Gerenciando de maneira inteligente a operação de carga de ponta a ponta para alcançar a conformidade com os novos requisitos regulamentares em carga aérea

A IGHC também oferecerá uma área de exibição dedicada para provedores de serviços em solo e provedores de soluções de serviços em solo, incluindo Aviapartner, Celebi, dnata, SAL, SGS, Fraport e Zafire, Textron GSE, Denge, Inform, SITA, JBT, Mototok e muitos outros.

Novidade neste ano, a IGHC apresentará uma sessão técnica sobre a Auditoria de Segurança da IATA para Operações em Solo (ISAGO) e sobre as alterações no Manual de Operações em Solo da IATA (IGOM). A sessão será aberta a todos os representantes participantes.