Confira cenas da arremetida de um avião da Gol, necessária após um da Azul rejeitar a decolagem

Momentos da rejeição e da arremetida, em cenas do vídeo abaixo – Imagens: canal Luciedson Ferreira

Uma gravação feita no início da tarde da sexta-feira, 10 de março, no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), disponibiliza mais uma oportunidade de acompanhar a sequência de ações quando os pilotos de um avião precisaram rejeitar sua decolagem enquanto outro jato se aproximava para pousar.

A título de curiosidade, esta situação é contrária àquela vista há poucos dias no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, quando a arremetida de um avião é que causou a necessidade de uma rejeição de decolagem, como pode ser assistido novamente neste link ou ao final desta matéria.

O vídeo a seguir foi captado e publicado por Luciedson Ferreira em seu canal no YouTube, que sempre apresenta conteúdos como pousos e decolagens e situações interessantes que ocorrem no aeroporto da capital da Bahia.

Como visto nas cenas acima, o Embraer 195 de matrícula PR-AXI, da Azul Linhas Aéreas, taxiou até a cabeceira 10 de Salvador e iniciou a aceleração para a corrida de decolagem, porém, ainda em baixa velocidade, os pilotos precisaram rejeitar a partida.

Assim, com o procedimento de desaceleração e liberação da pista acontecendo, não houve tempo suficiente para o pouso do Boeing 737-800 de matrícula PR-GUP, da Gol Linhas Aéreas, que já fazia a aproximação, levando à necessidade da realização da arremetida.

Vale ressaltar a quem não é familiarizado com a aviação que a situação de um avião já realizando a aproximação enquanto outro decola é um procedimento padrão na aviação, assim como também o são a rejeição de decolagem e a arremetida.

Não há informações sobre o motivo que levou à necessidade de abortar a decolagem do Embraer 195. Após o avião deixar a pista, os pilotos logo puderam taxiá-lo de volta até a cabeceira e fizeram a decolagem para o voo AD-4215, com destino a Campinas (SP), como também mostrado na gravação acima.

Os pilotos do Boeing 737 iniciaram uma nova aproximação após alguns minutos e completaram o pouso do voo G3-1813, proveniente de Natal (RN).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias