Confira cenas da incomum vinda ao Brasil do maior avião de três motores do mundo, o MD-11

O MD-11F taxiando, em cena de um dos vídeos apresentados abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Nesse início de semana, ocorreu a incomum vinda ao Brasil de um exemplar do maior avião trimotor do mundo, o McDonnell Douglas MD-11, conforme informado pelo AEROIN.

O avião, que já foi uma figura muito frequente em aeroportos brasileiros, vai se tornando um equipamento cada vez menos utilizado no mundo todo por ser um projeto antigo, e, com isso, chama atenção cada vez que volta a ser utilizado em alguma operação para cá.

Desta forma, a vinda desta terça-feira gerou diversos vídeos e fotos feitos pelos admiradores do clássico trijato, conforme mostrado abaixo, por diferentes ângulos de visão.

O MD-11F (cargueiro) da companhia norte-americana FedEx, registrado sob a matrícula N606FE, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h40 da segunda-feira, 30 de janeiro, e decolou às 17h49 da terça-feira, 31.

Vídeo 1 – gravação do pouso, pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo

Vídeo 2 – gravação da decolagem, pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo

Vídeo 3 – gravação da decolagem, pelo canal Juupraduu VCP

Vídeo 4 – gravação do pouso, pelo canal Viracopos FullHD

Vídeo 5 – gravação da decolagem, pelo canal Viracopos FullHD

Além dos vídeos acima disponibilizados, diversas bonitas fotos de diferentes autores podem ser conferidas no perfil VCP Spotters no Instagram neste link.

O MD-11 é um avião de fuselagem larga de três motores, fabricado pela McDonnell Douglas, empresa que se tornou uma divisão da Boeing. O trijato é uma versão estendida do DC-10 e voou pela primeira vez em 1990.

O MD-11 foi projetado para rotas de longa distância e permaneceu em produção até 2001, quando foi substituído pelo Boeing 777. Tem um comprimento de 63,7 metros e uma envergadura de 51,7 metros, com peso máximo de decolagem de 270.000 kg e capacidade máxima de até 412 passageiros ou 61.000 kg de carga útil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.