Início Eventos

Confira como foi o 8° Arraiá Aéreo em Bauru (SP), organizado pelo astronauta Marcos Pontes

Shows aéreos como o da Esquadrilha da Fumaça, North American T-6, Esquadrilha Ceu e a Esquadrilha de T-27 da AFA, exposições de aeronaves da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e Exército, entre outras atrações, marcaram o 8° Arraiá Aéreo.

Publico acompanha apresentação da Esquadrilha Céu no sábado, 10.

Ocorreu no último final de semana, nos dias 10 e 11 de junho, o tradicional evento de shows aéreos e cultura, “Arraiá Aéreo: Inspirando Gerações”, organizado pela Fundação Astronauta Marcos Pontes em sua 8° edição no Aeroclube de Bauru (SP). O AEROIN acompanhou in loco o evento e compartilha aqui informações e fotos.

Com público de aproximadamente 125 mil pessoas nos dois dias e cerca de 50 toneladas de alimentos arrecadados, a festividade que chega a sua oitava edição, contou com diversos shows aéreos, como da Esquadrilha da Fumaça, após um ano sem se apresentar no evento, Esquadrilha Ceu, as históricas aeronaves PT-19 e T-6 Texan, o avião de acrobacia RV-8, aeronave de caça F-5 Tiger e o avião de transporte C-105 Amazonas, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), entre outros que juntos somaram quase 15 horas de shows aéreos.

Além disso, o Arraiá Aéreo contou com a exposição de aeronaves, atrações musicais, e estandes de diversos seguimentos públicos e privados das áreas de educação, tecnologia, comunicação, e segurança, como os espaços da Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Polícia Militar do Estado de São Paulo, USP, UNESP, SENAI, entre outros.

Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) fala com exclusividade ao AEROIN

O criador e patrono do evento, Senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), primeiro astronauta brasileiro, falou com o AEROIN sobre o evento e as expectativas para futuras edições em outros aeroportos, pela primeira vez na história: “Esse é o aeroporto onde eu vinha, pra apreciar os aviões, mas não tinha dinheiro pra fazer voo. Então, a ideia é que a gente possa inspirar outros jovens para que eles estudem e tenham sucesso na vida, num lugar muito especial para mim, que é esse aeroporto que deu partido em tudo.

Você vê que o evento cresceu bastante, está muito prestigiado, são muitas empresas participando, muitas instituições participando. E você vê aí o público, você está começando agora, você imagina isso aqui como vai estar amanhã. Então é muito bacana você ver esse interesse, não só pela aviação, mas também pelo que traz junto aqui, que a ciência, tecnologia, cultura, tudo isso, esse conjunto é o que faz o futuro dessa garotada“, afirma o fundador do evento.

Sobre a realização do Arraiá Aéreo em outras cidades, Marcos Pontes afirmou que ainda nesse ano de 2023, será realizada uma edição do evento na cidade de Araras, também no interior paulista, a 201 km de Bauru: “O evento nasceu aqui e agora ele está dando frutos, então esse ano já vai ter em Araras também, o ano que vem deve ter em mais cidades. Então é isso aí, é um evento bom, um evento de família, um evento que traz bastante movimentação para a cidade, em termos de econômicos também. Então se muitas cidades interessadas em ter um evento como esse, a gente vai ajudar a desenvolver e espalhar a cultura aeronáutica, mas também a cultura da educação. Essa é a parte que nunca pode perder de vista“, conclui.

Além de Marcos Pontes, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim (PSC-SP) contou sobre a visão do executivo municipal da cidade em relação ao evento e sua importância para a economia local: “Eu acho que faz parte da história, né? É a oitava edição e a gente fica muito feliz. O primeiro dia só na abertura já está superlotado, então a gente acredita que esses dois dias serão incríveis para a nossa cidade. Para a gente é um grande privilégio entre tantos municípios Bauru continuar sendo um celeiro para a realização do Arraiá Aéreo, sendo exemplo para tantos outros municípios. Então nossa expectativa sem dúvida é a melhor possível. Muita gente de outros municípios também. (…) além de quem é de Bauru, o pessoal de várias cidades da região acaba vindo visitar a nossa cidade nesses dois dias. Acaba movimentando hotéis, movimenta, restaurantes. As organizações sociais estão com suas barracas aqui também, o que também gera esse lado social. Então pra gente sem dúvida é maravilhoso, é um privilégio“.

Arraiá Aéreo oficializado como evento oficial do município de Bauru

Durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorreu no início da tarde do sábado, dia 10, ao lado de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, a prefeita Suéllen Rosim, em sua fala, realizou a entrega de um certificado para o presidente da Fundação AstroPontes, Edson Mitsuya, que oficializa o Arraiá Aéreo, realizado também com apoio da prefeitura, como evento do calendário oficial do município. Veja foto do momento:

Marcos Pontes chega ao evento a bordo do T-6

O astronauta Marcos Pontes chegou no evento a bordo do clássico monomotor North American T-6 Texan, carregando a bandeira do Brasil e também da Fundação Astronauta Marcos Pontes até o Palco Terra onde aconteceu a cerimônia de abertura, como você viu acima. No final da tarde do sábado, Marcos Pontes também embarcou na aeronave para a realização de um segundo show aéreo.

Marcos Pontes chega ao Arraiá Aéreo a bordo do T-6 Texan após show aéreo com a aeronave
Marcos Pontes chega à cerimônia de abertura do 8° Arraiá Aéreo segurando a bandeira do Brasil
Marcos Pontes pousa ao final da segunda demonstração aérea do T-6 segurando a bandeira da Fundação AstroPontes

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça no domingo

Durante a impecável apresentação da Esquadrilha da Fumaça, parte do público concentrado próximo ao palco principal do evento teve dificuldades de compreender a narração feita pelo piloto do próprio Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) durante a demonstração aérea. A dificuldade ocorreu devido ao som baixo emitidos das aparelhagens de som para os espectadores.

A narração da demonstração aérea é primordial para o público compreender o que está acontecendo nos céus, bem como as manobras realizadas e também a missão da Esquadrilha e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Confira fotos:

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça no domingo, dia 11

Aeronaves da Força Aérea Brasileira

Também estiveram presente no Arraiá Aéreo algumas aeronaves emblemáticas para a Força Aérea Brasileira, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Aviões como o Caça F-5EM, C-105 Amazonas, o clássico T-25 Universal com a pintura especial de 80 anos da Academia da Força Aérea (AFA) , e a espetacular Esquadrilha de T-27 da AFA também marcaram presença.

Caça F-5EM Força Aérea Brasileira FAB
C-105 Amazonas Força Aérea Brasileira FAB

Esquadrilha Ceu impressiona público durante cerimônia de abertura

Logo no início do evento, aproximadamente às 14h do sábado, enquanto autoridades faziam suas falas e abriam a oitava edição do Arraiá Aéreo ‘Inspirando Gerações’, a Esquadrilha Ceu iniciava sua apresentação.

Com as belas manobras, o público foi cada vez mais se impressionando com a perfeição e harmonia das três aeronaves. Durante algumas passagens da Esquadrilha Ceu, autoridades tiveram que interromper suas falas que foram substituídas por aplausos e o show dos aviões.

Outras aeronaves e shows aéreos

Durante os dois dias de evento, diversas aeronaves se apresentaram e mostraram seu ‘charme’ e carisma, como o avião agrícola Air Tractor, um dos principais do seguimento em todo o mundo, Acro Sport II, helicópteros como o Pelicano da Polícia Civil de São Paulo e o Pantera da Força Aérea Brasileira, entre outras.

Air Tractor
Acro Sport 2
Helicóptero Pelicano Polícia Civil de São Paulo
HM-1 Pantera
Van’s Aircraft RV-8
Extra EA 300L Acrobacia

Além das apresentações e shows aéreos, a edição desse ano também se destacou pela organização do evento. Ao contrário da sétima edição, ocorrida em 2022, a edição de 2023 contou com um grande espaço para spotters, o que agradou muito aos presentes, e também um pronto atendimento à imprensa.

Por isso, agradecemos à Fundação Astronauta Marcos Pontes, em nome dos responsáveis pela área de spotters: Jonathan Alba, Emanuel Lopes e José Roberto e também o assessor de imprensa da Fundação AstroPontes, Matheus Santos.

Leia mais:

Sair da versão mobile