Confira como foi o show aéreo da Rede VOA em Ribeirão Preto (SP)

Sol, família, fumaça e muita emoção foram alguns dos pontos que marcaram o show aéreo realizado pela nova concessionária de 16 aeroportos no interior paulista, a Rede VOA, no Aeroporto Dr. Leite Lopes em Ribeirão Preto na tarde do último sábado, 16 de abril.

O evento, que começou por volta das 9h30 no Aeroporto de Jundiaí (SP), conforme vídeo abaixo captado pelo canal “Aeroporto De Jundiaí-SP” do YouTube, e também passou pelo Aeroporto de Sorocaba (SP), teve como objetivo a comemoração da integração dos 16 aeroportos administrados interinamente pelo consórcio, sendo 11 novos conquistados após a vitória no último leilão de concessões aeroportuárias do Estado de São Paulo, realizado em julho do ano passado.

Os pilotos Mônica Edo e Paulo Bergin, comandando duas aeronaves AT-6D, usadas no passado pela Esquadrilha da Fumaça, chegaram ao aeroporto ribeirão-pretano às 13h00, pegando de surpresa os passageiros que desembarcavam no terminal e alegrando o grande público que estava na grade do aeroporto, ou os que estavam no terminal ‘espiando’ o que acontecia por uma janela panorâmica, contando os minutos para o espetáculo.

Os acrobatas do céu foram recebidos pela equipe da concessionária, que comemorou com muita alegria a chegada dos pilotos.

O show, que contou com diversas acrobacias, incluindo um coração com a fumaça das aeronaves e esplêndidas passagens baixas sobre a pista, durou cerca de 30 minutos, com direito a aplausos após o pouso e a um ‘batismo’ do caminhão do corpo de bombeiros sob a admiração dos espectadores.

Em conversa com o AEROIN, a piloto Mônica Edo, que comemora 44 anos dedicados à aviação e ao paraquedismo, comentou que já tem uma relação prévia com a concessionária: “Eu tenho um hangar em Campinas (SP), onde a VOA é administradora”, disse, referindo-se ao aeroporto Campo dos Amarias.

Mônica também ressaltou sua felicidade ao retornar à cidade: “Estou muito feliz, pois fazia muito tempo que não vinha em Ribeirão Preto e todo esse carinho que eu recebi […] hoje foi um dia maravilhoso”.

O presidente da Rede VOA, Marcel Moure, conversou conosco sobre os próximos passos da empresa para os aeroportos concessionados, em que pontou que “O primeiro e mais importante processo é a utilização das verbas emergenciais […] para poder atender a demanda dos novos 11 aeroportos”.

Ele ressalta que “50% virá só para o Leite Lopes. Nós pretendemos fazer um ‘retrofit’ [processo de modernização] nesse terminal, trabalhar a praça em frente ao terminal para a construção de um boulevard, de forma que nós poderemos recuperar a partir do ano que vem um milhão de passageiros por ano”.

Marcel também confirma a ida de voos comerciais da Gol Linhas Aéreas ao Aeroporto de Franca, a 92 km de Ribeirão Preto: “Franca, que não tinha voos comerciais, vai ter voos comerciais com a Gol, três voos semanais”.

Atualmente, o foco da concessionária está nos aeroportos comercialmente viáveis, como os de Ribeirão Preto, Franca, Bauru/Arealva, Marília, Araraquara e Jundiaí, aponta Moure.

Avião de demonstração AT-6D comandado por Mônica Edo
Avião de demonstração AT-6D comandado por Paulo Bergin

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, 15 anos, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias