Confirmada a compra de 200 motores para aviões de Airbus A320neo pela Air France-KLM

Concepção gráfica do A321neo nas cores da KLM

A fabricante de motores GE Aviation informa que o grupo Air France-KLM finalizou a compra de 200 motores CFM International LEAP 1-A para alimentar sua nova frota de aeronaves Airbus A320neo e A321neo.

A Air France-KLM é um cliente CFM de longa data e selecionou o motor LEAP como parte de uma estratégia para renovar e expandir sua frota, após ter assinado, em dezembro passado, a encomenda de 100 jatos Airbus.

Com o pedido firme da família Airbus A320neo – com direito de compra de 60 aeronaves adicionais-, o grupo assegura a renovação das frotas da KLM e Transavia Netherlands, além de renovar e expandir a frota da Transavia France. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2023.

“Estamos honrados em expandir ainda mais nossa parceria com um dos maiores grupos do setor e ser parte integrante da estratégia de sustentabilidade da Air France-KLM”, disse Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International. “Esta confiança renovada é um reconhecimento valioso do desempenho do motor LEAP em termos de sustentabilidade e eficiência de combustível.”

A CFM é uma empresa conjunta entre a GE e a Safran Aircraft Engines, que começou a desenvolver o motor a jato LEAP há duas décadas. Os engenheiros conseguiram reduzir o consumo de combustível em 15%, reduzir as emissões de CO2 e torná-lo mais silencioso em comparação com o modelo antecessor, o CFM56, usando materiais e tecnologias inovadoras.

Desde sua entrada em serviço em 2016, o motor LEAP economizou mais de 14 milhões de toneladas de CO2 e registrou mais de 20 milhões de horas de voo até o momento em serviço comercial.

O motor usa peças feitas de material avançado resistente à luz e ao calor, chamado de compósitos de matriz cerâmica (CMCs), que podem lidar com temperaturas próximas a 2.400 graus Fahrenheit (1.315 graus Celsius), onde até as ligas mais avançadas perdem sua rigidez. Com isso, os motores a jato podem operar com mais eficiência em temperaturas mais altas.

As companhias aéreas do grupo Air France-KLM atualmente operam motores CFM56-7B e CFM56-5B que alimentam as frotas Boeing Next-Generation 737 e Airbus A320ceo, respectivamente.

Informações da GE Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias