
Após anúncio, em outubro de 2022, da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para aquisição de aeronaves elétricas de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) Lilium Jet, da Lilium, o Grupo Saudia agora confirma a compra dos equipamentos.
A fabricante alemã Lilium informa que o Grupo Saudia assinou um acordo de venda vinculativo para 50 Lilium Jets, com opções para a compra de mais 50. A cerimônia de assinatura foi realizada na sede da Lilium, em Gauting, perto de Munique.
O contrato foi assinado por Fahd Al-Jarbou, CEO da Saudia Private, representando o Grupo Saudia, e Klaus Roewe, CEO da Lilium, na presença de vários convidados ilustres, incluindo Michael Kindsgrab, Embaixador da Alemanha no Reino da Arábia Saudita; H.E. Engr. Ibrahim Al-Omar, Diretor Geral do Grupo Saudia; e Tom Enders, Presidente da Lilium.
Este acordo de venda marca o maior do seu tipo na região MENA e representa um marco importante na indústria, como o maior pedido firme relatado de aeronaves eVTOL por uma companhia aérea que planeja operar as aeronaves.
Segundo a Lilium, isso sinaliza um compromisso substancial com a aviação elétrica de um operador líder mundial, bem como uma clara preferência pelo desempenho superior, economia e experiência do passageiro esperados do Lilium Jet.
O acordo inclui um cronograma de depósitos e pagamentos pré-entrega, cronograma de futuras entregas, garantias de desempenho das aeronaves e disposições sobre peças de reposição, manutenção e reparos. Além disso, as partes pretendem assinar um acordo abrangente “Lilium POWER-ON” para serviços de manutenção e suporte da frota de aeronaves.
H.E. Engr. Ibrahim Al-Omar, Diretor Geral do Grupo Saudia, comentou, no evento de assinatura:
“O Grupo Saudia tem orgulho de ser pioneiro na região MENA como a primeira empresa a adquirir jatos eVTOL totalmente elétricos, o que reflete nosso compromisso contínuo de reduzir nossa pegada de carbono e nos tornar um líder da indústria em aviação elétrica regional.
Reconhecemos o papel crítico que a Lilium está posicionada para desempenhar, ao nos permitir oferecer uma experiência de aviação premium sustentável e transportar nossos clientes ainda mais perto de seus destinos.
Este acordo amplifica nosso compromisso com a Visão Saudita 2030 e é o resultado de um esforço colaborativo nos últimos anos entre a Lilium e o Grupo Saudia para explorar como podemos melhor trazer o eVTOL para os céus da Arábia Saudita. Estamos ansiosos pela jornada à frente.
Os jatos eVTOL estão revolucionando o transporte de clientes. Suas capacidades únicas de decolagem e pouso vertical abrem novas rotas inteiramente. Imagine viajar até 175 quilômetros a velocidades de 250 quilômetros por hora, economizando tempo valioso em comparação com as opções tradicionais.
Esta tecnologia também resolve a congestão do tráfego. Viajantes de negócios e participantes de exposições se beneficiarão enormemente da facilidade e velocidade das aeronaves elétricas, permitindo que participem de eventos sem problemas.
Esses veículos inovadores também serão um divisor de águas para o turismo, esportes e entretenimento, oferecendo uma experiência de viagem premium para esses destinos emocionantes.”
Esses jatos elétricos apoiarão as peregrinações de Hajj e Umrah, oferecerão acesso mais rápido a eventos esportivos e de entretenimento importantes em Riad e desbloquearão novas possibilidades para explorar destinos turísticos de difícil acesso em todo o Reino.
Além disso, viajantes de negócios que participam de conferências e eventos se beneficiarão de acesso melhorado e transporte rápido. Espera-se que os jatos eVTOL aumentem a frequência de voos e diminuam a congestão do tráfego, proporcionando uma alternativa rápida e conveniente para alcançar vários destinos dentro do Reino.
O Grupo Saudia espera receber os primeiros exemplares em 2026, cujas operações serão gerenciadas e executadas pela Saudia Private, uma subsidiária do Grupo Saudia.
Antes da comercialização, o Grupo Saudia fornecerá suporte estratégico no processo de certificação da Lilium com a Autoridade Geral de Aviação Civil (GACA), a agência reguladora de aviação da Arábia Saudita.
Klaus Roewe, CEO da Lilium, disse:
“Estamos orgulhosos de nossa parceria com uma companhia aérea líder de mercado como a Saudia. E estamos entusiasmados por estar na vanguarda do progresso na indústria eVTOL como o fabricante de eVTOL com o maior pedido firme relatado de uma companhia aérea internacional que planeja operar as aeronaves.
O Oriente Médio é uma prioridade para a Lilium, e a Arábia Saudita será um mercado muito grande e empolgante para a mobilidade aérea regional elétrica e de alta velocidade. Nossa parceria combinará o significativo conhecimento de mercado do Grupo Saudia com nossa tecnologia única de eVTOL para transformar a viagem aérea de classe premium na região.”
Este acordo de compra com o Grupo Saudia marca a mais recente adição ao pipeline de pedidos da Lilium, que agora consiste em 106 pedidos firmes e reservas, 76 opções e aproximadamente 600 aeronaves sob MOU. A Lilium está em discussões avançadas com outras companhias aéreas globais que buscam reduzir as emissões de carbono e eletrificar a aviação regional.
Informações da Lilium