Confirmados os horários da turnê de demonstração do Airbus A220 no Brasil

Foto: Swiss

Ao longo da semana que inicia, o Brasil receberá, pela primeira vez, a visita especial do Airbus A220, aeronave da fabricante europeia que concorre diretamente com os E-Jets da Embraer e que está fazendo uma turnê de demonstração a clientes prospectivos na América do Sul.

No Brasil, espera-se que a aeronave seja apresentada às companhias aéreas nacionais, embora a Airbus não tenha detalhado quem estará nos voos ou nas reuniões de prospecção. De fato, o que se sabe no momento são os horários da passagem do jato pelos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, que foram atualizados neste domingo (10), junto com a última versão do registro de voos autorizados da ANAC.

Pela programação atualmente aprovada, a escala da aeronave em Campinas, base da Azul, que era esperada inicialmente, foi removida. No momento, os voos programados são os seguintes:

DIA 11 DE ABRIL – A aeronave A220-300 (HB-JCU) decola de Buenos Aires, na Argentina, para pousar em Guarulhos às 20h25. O número de voo é o SWR-5055.

DIA 12 DE ABRIL – Às 8h10 da manhã, o jato decola de Guarulhos e pousa às 9h em Congonhas. Este voo, de cerca de uma hora, deverá receber convidados para uma apresentação da aeronave e demonstração em voo. O número do voo é o SWR-5056

DIA 12 DE ABRIL – No mesmo dia, o avião retornará para Guarulhos, com decolagem de Congonhas prevista para 16h e pouso 50 minutos depois. O voo é o SWR-5057.

DIA 13 DE ABRIL – Às 9h da manhã, o A220 segue viagem rumo a Miami, nos Estados Unidos. Na programação não consta se haverá alguma escala intermediária, mas é muito provável que tenha.

É importante destacar que a Airbus ainda não possui vendas do A220 na América do Sul ainda e que essa turnê tem o objetivo, justamente, de apresentar o produto aos potenciais clientes.

Potencial do A220

A família A220, que passou a fazer parte da Airbus em 2018 após ser adquirida da Bombardier, acumula um total de 740 pedidos, sendo 102 da variante A220-100 (com 53 já em serviço) e 638 do A220-300 (146 em serviço). Delta Air Lines, airBaltic e SWISS são as maiores operadoras do modelo, das quais possuem 53, 33 e 30 unidades, respectivamente.

Colocando em perspectiva, boa parte das empresas que encomendaram este modelo buscam substituir aeronaves mais antigas com maiores índices de consumo, como o Airbus A319ceo, Airbus A318, Embraer 190/195, Boeing 717 e Boeing 737-700.

Isso significa que o A220 tem uma gama de oportunidades em termos de futuros clientes. Segundo dados obtidos por meio da Cirium, aeronaves menores que o A320 e o Boeing 737-800 representam 22,31% da oferta de assentos na América Latina e Caribe.

Potenciais clientes prospectivos

Ainda não está claro para quem a Airbus vai demonstrar o avião, olhando para as empresas que operam mais voos no Brasil, evidencia-se o seguinte:

O Grupo Latam possui 40 Airbus A319 distribuídos no Brasil, Peru, Equador e Colômbia, onde operam principalmente em aeroportos menoresou de baixa demanda. No Brasil, a Airbus busca demonstrar as qualidades do A220 em Congonhas.

A Azul já optou pelos Embraer E2 e ainda tem dezenas a receber, mas é bom lembrar que a empresa é grande cliente da Airbus com uma frota de Airbus A320neo e A321neo.

A GOL têm uma longa história com a Boeing e a chance da Airbus entrar nesse cliente seria com uma abordagem extremamente agressiva comercialmente, como aconteceu com Qantas e Jet2.

O A220 tem sido uma oportunidade para empresas com estrutura financeira limitada, que adquiriram o modelo para melhorar os coeficientes de consumo de combustível. Portanto, não se descarta sua apresentação a empresas menores da região.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias