Em meio a conflito com tanques, país da Eurásia cancela todos voos internacionais

Após conflitos e clima de guerra numa região disputada com a Armênia, o governo do Azerbaijão decidiu por cancelar os voos internacionais no país.

Boeing 787 da Azerbaijan Airlines

A decisão teria sido tomada nesta segunda-feira (28) segundo reporta o jornal Daily Sabah, o país tomou a decisão após conflitos intensos acontecerem na região de Nagorno-Karabakhm que é no Azerbaijão, mas tem sua população de maioria Armênia, sendo também controlada por militares armênios.

Esta região sempre foi área de disputa entre as duas nações após a dissolução da União Soviética em 1991. No final de semana as tropas dos dois países entraram em conflito, que envolveram tanques de guerra, helicópteros e drones.

Segundo dados do DW, ao todo 95 pessoas foram mortas, sendo a maioria militares que estavam em tanques T-72 que foram destruídos. As mortes de civis até agora chegam em 11 vítimas.

Por causa disso a Ukraine International Airlines já tinha suspendido o serviço para o país, e a própria aérea de bandeira Azerbaijan Airlines cancelou os voos domésticos para a região do conflito.

Agora todos os voos da companhia e de sua subsidiária de baixo-custo Buta Airways, que opera exclusivamente com jatos Embraer, foram suspensos, assim como de outras empresas aéreas, com exceção dos voos de/para a Turquia, aliada declarada do Azerbaijão.

Em meio à lei-marcial imposta nos dois lados do conflito, grandes lideranças mundiais pedem para um cessar-fogo, tentando impedir um maior número de mortes, sejam de civis ou militares.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias