Confusão na contagem de passageiros faz avião ser desembarcado e voo atrasa 2 horas

Um problema matemático acabou resultando no desembarque de todos os passageiros e consequente atraso de um voo no Reino Unido, após uma confusão no embarque.

Foto: easyjet

O voo da low-cost easyJet de Manchester para Tenerife nas Ilhas Canárias decolou com 1 hora e 50 minutos de atraso no último sábado, segundo informa o jornal Manchester Evening News. Após o embarque ser encerrado, a tripulação iniciou a contagem a bordo, quando foram contabilizados 132 passageiros, embora o sistema de embarque computava 125 pessoas.

Após várias checagens e recontagens, a divergência continuou, e o comandante ficou com receio de que pessoas não autorizadas tivessem embarcado ou até mesmo que viajantes tivessem entrado no voo errado. Com o impasse, o piloto ordenou que todos desembarcassem, a fim de que fosse feita uma inspeção de segurança na aeronave para garantir que ninguém ficou a bordo.

Após a varredura e sem que nada de errado fosse encontrado, finalmente começou o embarque novamente, desta vez com maior fiscalização. No final do novo processo de embarque, a contagem dos tripulantes finalmente bateu com a do sistema e o voo saiu com o atraso. Não foi publicamente divulgada qual foi a contagem final de passageiros e nem onde sedeu o erro de cálculo.

A easyJet, por sua vez, apenas confirmou que o atraso ocorreu por uma checagem extra, sendo necessário o desembarque e reembarque dos passageiros, sem dar detalhes extra.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias