Início Variedades

Confusão no Canadá após jatinho pousar com dois cidadãos russos a bordo

Foto: Dassault (Divulgação)

Uma aeronave privada transportando dois cidadãos russos foi confiscada em Yellowknife, no dia 1º de março de 2022, para que se investigasse uma possível violação da recente ordem do Canadá de que nenhuma aeronave russa entre em seu espaço aéreo, disse o governo local, segundo reportou a Reuters.

A aeronave em questão é um jato corporativo Dassault Falcon 900 com registro VP-CVS. O jato realizou um voo de nove horas de Genebra para Yellowknife. Após três dias, o avião foi finalmente liberado e retornou à Suíça, como mostram dados do Radarbox.

A confusão se deu pois, a bordo, havia dois cidadãos russos, que alegaram estarem seguindo para formarem parte de uma expedição terrestre ao Ártico. Como as decisões tomadas em resposta à guerra da Rússia contra a Ucrânia ainda são novas, o governo canadense resolveu apurar melhor e abriu uma investigação.

Pesou a favor dos russos o fato do jato estar registrado na Áustria e ter partido de um ponto na Europa, indicando que o voo foi regular. Ainda assim, sua história teve que ser analisada pela polícia canadense. Embora o avião já tenha sido liberado, ainda não constam informações sobre os turistas.

O Canadá, assim como muitas outras nações, proibiu aeronaves russas de usarem seu espaço aéreo como parte de um conjunto de sanções em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia na semana passada.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile