Congonhas realiza simulados simultâneos de emergência aeroportuária

Imagem: Paulo dos Santos

A Infraero realizou simulados de emergência no Aeroporto de São Paulo/Congonhas para aferir a atuação das equipes do Centro de Operações de Emergência (COE), do Posto de Comando Móvel (PCM), da Seção Contra Incêndio (SCI) e do Posto de Atendimento Pré-Hospitalar (PAPH), nesta quinta-feira, 23 de fevereiro. Os exercícios ocorreram em conjunto, simulando o atendimento a uma aeronave executiva acidentada e com princípio de incêndio.

Foram utilizados dois carros de combate a incêndio, um carro de resgate e salvamento, a viatura do PCM, duas ambulâncias e uma aeronave gentilmente cedida por um operador aéreo. Além dos operadores do COE, das equipes de bombeiros de aeródromos, de médicos e socorristas da empresa Med Mais, responsável pela SCI, participaram funcionários da empresa contratada de segurança patrimonial Lógica, que desempenharam o papel de vítimas. A simulação envolveu o resgate de três vítimas do interior da aeronave.

“Esses exercícios nos permitiram verificar múltiplos aspectos da atuação das equipes, especialmente do COE e do PCM. É de grande importância realizarmos esses treinamentos periodicamente, porque, quanto mais treinamos, mais bem preparados ficamos para atuar em uma situação real”, enfatizou o coordenador de Resposta a Emergência Aeroportuária de Congonhas, Marcelo Bruno.

“Agradecemos a participação e o empenho de todos para o sucesso desses exercícios. Houve integração e trabalho conjunto de todas as equipes, o que deixa claro a importância do rápido compartilhamento de informações confiáveis e precisas, para que todos atuem em sintonia”, concluiu o gerente de Segurança Aeroportuária da Infraero no aeroporto, Walter Stanisci.

Texto por Paulo dos Santos – Via Infraero

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing lança site especial para defender o 787 das denúncias de...

0
O fabricante de aviões Boeing criou um site especial na internet para defender o modelo 787 Dreamliner contra novas acusações de segurança