Conheça o avião que voa “insultando” pilotos, controladores e quem mais o vê

Se algum dia você se deparar com um avião que apresente um insulto escrito na fuselagem, tenha calma. Não necessariamente se trata de alguém tentando ofender a si mesmo ou a quem o vê no céu e nos aeroportos.

Uma curiosa situação tem chamado atenção nas redes sociais nesta semana em decorrência de uma aeronave que se enquadra na descrição do parágrafo acima. Isso porque ela voa como se estivesse declarando que alguém é um “IDIOT”, que na língua inglesa corresponde a “idiota”, “imbecil” ou outros sinônimos com tais.

Veja na imagem a seguir a identificação apresentada pela aeronave nas plataformas online de rastreamento de voo:

Imagem: FlightRadar24

Mas, como citamos no início, tenha calma. Ao menos neste caso, não se trata de uma mensagem propositalmente escrita como um insulto, mas sim, uma curiosa matrícula de registro, embora não possa ser descartada a possibilidade de que o proprietário escolheu intencionalmente esta matrícula aproveitando a conotação resultante.

Você provavelmente já deve saber que aviões possuem uma identificação própria e única. Uma matrícula de registro, cadastrada junto às autoridades regulatórias, que fica estampada na fuselagem, geralmente na região traseira, podendo também estar em outros locais, como no estabilizador vertical, por exemplo.

No Brasil, este registro sempre começa com duas letras, que podem ser PP, PR, PS, PT ou PU, e continua com outras três letras quaisquer após um traço.

No caso da aeronave em questão, ela é registrada na Itália, cujo padrão de matrículas é o de uma letra I seguida de outras quatro letras quaisquer após o traço. Assim, o proprietário deste avião experimental modelo ICP Ventura escolheu a sequência de letras I-DIOT para cadastrá-lo.

Imagem: I.C.P.

Assim, considerando-se o sentido na língua inglesa, tanto a inscrição na aeronave quanto a identificação de voo apresentada a controladores de tráfego e a outros pilotos parecem estar sempre fazendo um insulto ao próprio piloto do avião ou a quem lê, chamando a atenção por onde decola, voa ou pousa.

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ATR conquista novo cliente para seus aviões turboélices 42-600 e 72-600

0
Segundo a ATR, suas aeronaves apresentam o menor consumo de combustível e emissões de CO2 entre todos os modelos regionais.