Início Indústria Aeronáutica

Conheça o novo laboratório aéreo da Airbus para testes de tecnologias disruptivas

O DisruptiveLab – Imagem: Airbus

Um novo laboratório voador, projetado para testar tecnologias destinadas a melhorar o desempenho das aeronaves e reduzir as emissões de CO2 dos helicópteros, foi revelado pela Airbus na quarta-feira, 30 de novembro. 

O DisruptiveLab irá avaliar uma nova arquitetura aerodinâmica destinada a reduzir o consumo de combustível, bem como prosseguir a implementação da hibridização com um sistema de propulsão híbrido totalmente paralelo que permite a recarga da bateria durante o voo.

O novo helicóptero demonstrador subirá aos céus antes deste final de 2022 para iniciar os testes de voo e o amadurecimento dessas novas tecnologias.

A nova arquitetura do DisruptiveLab apresenta uma fuselagem aerodinâmica de alumínio e compósito, projetada especificamente para reduzir o arrasto e, assim, reduzir o consumo de combustível.

As pás são integradas ao rotor de forma a permitir uma cabeça de rotor mais compacta, o que reduz o arrasto e, portanto, melhora a eficiência energética enquanto reduz o nível de ruído percebido.

Sua fuselagem traseira mais leve incorpora um rotor de cauda Fenestron aerodinâmico que também contribui para melhorar o desempenho.

A estratégia da Airbus Helicopters depende de demonstradores para testar e amadurecer novas tecnologias de maneira ágil. A empresa começou a trabalhar em seu primeiro demonstrador, o FlightLab, em 2020.

O FlightLab usa como plataforma o modelo H130 existente e se dedica principalmente à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos aspectos tecnológicos de autonomia aprimorada e segurança. Por outro lado, o DisruptiveLab se concentrará em melhorar o desempenho das aeronaves e reduzir a pegada ambiental.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile