Início Variedades

Conheça o avião Boeing 747 que teve um parque aquático construído embaixo e dentro dele

Imagem: Aaron Johnson, via Google Maps

Quem gosta de parque aquático e de aviação tem uma interessante oportunidade de aproveitar os dois em uma só atração, com nada menos do que um enorme Boeing 747, o icônico Jumbo Jet.

E o grande avião quadrijato não fica apenas como um enfeite, mas sim faz parte da ação, já que de seu interior partem vários toboáguas:

O empreendimento visto no vídeo acima fica localizado em McMinnville, no Oregon, estado na costa Oeste dos Estados Unidos, bem próximo ao aeroporto da cidade. Além do parque aquático de ambiente fechado (indoor), ao lado também fica um museu de aviação e espaço.

Trata-se do Evergreen Wings and Waves Waterpark e do Evergreen Aviation & Space Museum. Além do Jumbo posicionado acima da instalação do parque, há outro no terreno à frente do museu (este, porém, sem motores), ambos nas cores da Evergreen. A companhia aérea operou entre 1975 e 2013, usando desde o L-188 Electra até os Boeings 747-100, -200 e -400.

O avião que fica sobre o prédio é o 747-100 que voava sob a matrícula N481EV. Ele foi fabricado em 1970 e operou pela Delta Air Lines (foi o primeiro Jumbo da empresa), pela China Airlines e pela Pan An (já transformado em cargueiro), passando à Evergreen em 1991 e sendo aposentado em 2009.

Segundo a construtora Hoffman, responsável pelo projeto, montar o avião no teto era uma tarefa tecnicamente desafiadora. Após extenso estudo e pré-planejamento, a empresa levantou o jato de 328.000 libras (148,8 toneladas) a 65 pés (19,8 metros) de altura com um guindaste Manitowoc 2250.

O Jumbo foi instalado em 2011 em um pórtico integral à estrutura parcialmente construída. O restante do parque aquático foi depois construído ao redor e abaixo dele.

Imagem: Hoffman Construction
Imagem: Evergreen Wings and Waves Waterpark

Além da interessante atração no parque aquático, vale ressaltar também que o museu abriga nada menos do que o histórico enorme avião Hughes S-4 Hercules, também conhecido como Spruce Goose, como mostrado no vídeo a seguir:

Sair da versão mobile