Como mostrado pelo AEROIN na última semana, a Rotor Technologies está buscando promover uma revolução na aviação agrícola global, com o maior veículo aéreo não-tripulado (VANT, ou UAV na sigla em inglês) agrícola do mundo.
No Perot Field Alliance Airport em Fort Worth, Texas, Estados Unidos, a empresa apresentou ao setor o voo do Sprayhawk, um helicóptero Robinson R44 adaptado com sistemas de tecnologia de ponta para realizar pulverização agrícola sem que haja alguém a bordo.
E, assim como a aeronave não-tripulada supersônica da Dawn Aerospace é pilotada por um brasileiro na Nova Zelândia, esse inovador projeto nos EUA também tem um brasileiro responsável por seus voos. Quem pilota o Sprayhawk é João Magioni, que é Chefe de Voo e Piloto de Testes na Rotor Technologies.
Como visto, na demonstração realizada no dia 20 de novembro, João Magioni pilotou o grande UAV de uma estação de controle em solo, realizando um procedimento completo de inicialização, voo pairado diante do público, manobras de giro, demonstração do sistema de pulverização a bordo e pouso. Foram aproximadamente cinco minutos no ar.
Após este marco para a Rotor, Magioni publicou um agradecimento ao compartilhar um vídeo da demonstração em seu LinkedIN: “Obrigado a todos por terem vindo ver nosso teste de voo no Aeroporto Alliance hoje. Espero que tenham se divertido muito.”
De acordo com seu perfil na rede social profissional, João Magioni é também instrutor de voo certificado e um dos fundadores da Rotor Technologies.
No vídeo a seguir, é possível ver alguns integrantes da equipe da Rotor, incluindo Magioni, falando sobre mais algumas curiosidades e informações sobre o projeto (em inglês):
Mais uma vez, destacamos aqui o quanto é inspirador ver mais um brasileiro participando da evolução tecnológica mundial do setor aeroespacial. O AEROIN seguirá acompanhando a evolução deste projeto e trazendo as novidades aos leitores.