Conheça quem é o jovem piloto que fará acrobacias com um Extra 300 neste Domingo Aéreo

Extra 300 – Imagem: Arquivo pessoal do piloto

O que a maioria dos visitantes do Domingo Aérea na Academia da Força Aérea (AFA) espera do evento é a oportunidade de ver caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil (MB) voando em alta velocidade e fazendo muito barulho, além da sempre admirada demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a querida Esquadrilha da Fumaça.

Além disso, especificamente neste ano, muitos também já estão ansiosos pela presença do jato comercial Embraer 195 da Azul Linhas Aéreas, que tem previsão de fazer um voo de demonstração durante a manhã, segundo a programação oficial do evento, e da esquadrilha da Força Aérea do Chile (FACH), os Halcones.

Porém, entre as atrações também haverá os shows acrobáticos de vários pilotos com aeronaves civis, como os clássicos T-6 ou os Decathlons, Extras, Sukhoi, Pitts e Dr-107, entre outros.

E entre eles, estará um piloto bastante jovem que já “dá piruetas” no mundo da acrobacia aérea. Trata-se de Lucas Yancovitz, que no ano passado, com apenas 18 anos e poucas semanas após tirar a licença de piloto, fez sua primeira participação no Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, e já em sua estreia, tornou-se campeão da Categoria Básica.

Conforme Lucas contou em entrevista ao AEROIN no ano passado, desde pequeno ele sempre teve muito contato com a aviação por uma paixão e entusiasmo familiar: “Sempre gostei muito, e cada vez mais eu me via indo por esse caminho. Conforme eu fui crescendo, fui muito sortudo de estar ao redor de pessoas que eu admiro, e por estas oportunidades que foram se abrindo, das quais eu não poderia deixar de lado”.

O pai de Lucas, Jairo, também pilota, e seu irmão Victor é atualmente piloto de linha aérea e de acrobacia.

Além da família, Lucas ainda contou com a influência do amigo Christiano Oliveira, também piloto de acrobacias, piloto de linha aérea e presidente do Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), e que será outro que estará se apresentando neste Domingo Aéreo na AFA 2022.

A todos que estiverem presentes no grande evento, a previsão pela programação oficial é de que Lucas se apresentará às 12h30 com a aeronave Extra 300 de matrícula PR-ZYY (vista na foto de capa desta matéria), que possui uma pintura semelhante à dos Halcones, já que este exemplar pertenceu à esquadrilha chilena no passado.

Já Christiano Oliveira deverá se apresentar às 13h45 com a aeronave Pitts S-2B de matrícula PT-ZOO, vista na imagem a seguir.

Pitts S-2B – Imagem: Arquivo pessoal do piloto

Para conferir toda a programação prevista, que se inicia às 08h55 e se encerra às 17h00, clique aqui.

Atenção: O Domingo Aéreo na AFA 2022 só será acessível às pessoas que reservaram ingressos, disponibilizados gratuitamente ao longo das últimas cinco semanas pela internet.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias