Início Empresas Aéreas

Conquista mais 6 encomendas a conversão do avião A321 para cargueiro feita pela EFW

Avião Airbus A321 P2F
A321P2F ainda sem pintura após conversão para cargueiro – Imagem: Airbus

A Elbe Flugzeugwerke (EFW), joint venture da ST Engineering com a Airbus especializada em conversões de cargueiros Airbus, anunciou hoje, 16 de fevereiro, durante o Singapore Airshow, novos pedidos para seis conversões do avião A321 de passageiros para cargueiros (P2F) pela empresa SmartLynx Airlines, um operador europeu ACMI de fretamento e carga.

Nota: ACMI é a sigla em inglês para Aeronaves, Tripulação, Manutenção e Seguros, também conhecido como contrato de locação úmida (“wet lease”), em que a empresa coloca à disposição do contratante a aeronave com tripulação, manutenção e seguro em troca do pagamento do número de horas operadas.

Este pedido aumentará de forma significativa a frota de aeronaves cargueiras de fuselagem estreita (“narrowbody”) da Smartlynx, que atualmente opera uma única aeronave A321P2F convertida pela EFW.

As conversões estão programadas para 2022 e 2023 e serão realizadas nos locais de conversão da ST Engineering em Singapura e na China. A SmartLynx operará todas as seis aeronaves A321P2F para a DHL na Europa.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a EFW em nosso objetivo de nos tornarmos a maior operadora de cargueiros A321, pois estamos convencidos de que esse tipo de aeronave se tornará a principal escolha para os clientes em todo o mundo”, disse Zygimantas Surintas, CEO da Smartlynx Airlines.

“Existem muitas vantagens para a aeronave Airbus A321, especialmente no campo de cargueiros, pois é a aeronave narrowbody de carga mais econômica disponível e tomamos a decisão consciente de seguir as demandas do mercado por um transporte aéreo mais sustentável”, complementou Zygimantas.

Andreas Sperl, CEO da EFW, disse que esses novos pedidos, que vieram depois que a SmartLynx alugou e operou seu primeiro cargueiro A321P2F convertido, é um selo de aprovação para as soluções de conversão da empresa. “Estamos confiantes de que nossos programas P2F criarão grande valor para clientes como o SmartLynx, pois planejam aumentar sua frota com aeronaves cargueiras confiáveis ​​e de alto desempenho”, afirmou o CEO.

Segundo a EFW, o Airbus A320/A321P2F é o primeiro em sua categoria de tamanho a oferecer carregamento em contêiner tanto no convés principal (até 14 posições de contêineres cheios) quanto no compartimento inferior (até 10 posições de contêineres), com uma capacidade de carga útil de mais de 28 toneladas.

Para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, a ST Engineering e a EFW criaram novos locais de conversão na China e nos EUA para o A321P2F em 2021 e estabelecerão novos locais para o A330P2F na China e nos EUA este ano. A expansão aumentará a capacidade total de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para cerca de 60 slots por ano até 2024.

Informações da EFW

Sair da versão mobile