Conselho de acionista da Viva Air prioriza acordo com a Avianca

Airbus A320neo da Viva Air

O conselho de administração da Castlesouth Limited, acionista controladora da Fast Colombia SAS, nome societário da Viva, anunciou, na tarde da segunda-feira (13), sua posição quanto à participação da JetSMART na aquisição de 100% da companhia aérea colombiana, favorável à já avançada transação com a Avianca considerando a situação crítica da Viva e o tempo que levaria para iniciar um novo processo com a Indigo.

Até o momento, a JetSmart não fez nenhuma oferta à Castlesouth Limited. Além disso, a JetSmart solicitou ampla informação para o processo de due diligence da Viva“, comentou a empresa em comunicado, enfatizando que tanto a negociação com a JetSMART quanto com outra empresa “levaria um tempo considerável sem que houvesse sequer certeza de que uma transação possa ser acertada e, ainda que possa ser acordado, estaria sujeito a um período adicional de espera para obter as autorizações regulatórias aplicáveis”.

Dada a atual condição financeira crítica da Viva, a autorização imediata do Governo Nacional sobre a integração da Viva com a Avianca é do melhor interesse da Viva e de seus passageiros, credores, funcionários e terceiros interessados, incluindo o público colombiano”, conclui o conselho, conforme noticia o Aviacionline.

Na sexta-feira, 10 de fevereiro, a Viva Air anunciou que iniciou o Processo de Recuperação de Empresas (PRE) no âmbito do Decreto 560/2020, que concede proteções especiais às empresas afetadas financeiramente pela pandemia da COVID-19.

“A empresa não conseguiu ter acesso a capital nos últimos nove meses, pois ainda não foi possível implementar sua integração com outra companhia aérea, que ainda está pendente de autorização do Governo Nacional”, apontaram da Viva.

O PRE dá à Viva 90 dias para estruturar suas dívidas e estabelecer condições operacionais e de fluxo de caixa que lhe permitam manter as operações.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias