Conselho Internacional de Aeroportos apresenta 5 propostas do setor para o fortalecimento da indústria

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) apresenta nesta segunda-feira, 26 de setembro, as prioridades aeroportuárias para as quais advogará na 41ª Assembleia Trienal da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que acontecerá de amanhã, 27 de setembro, até 7 de outubro de 2022, com foco no fortalecimento da sustentabilidade de todo o ecossistema da aviação.

A Assembleia da OACI, que acontece a cada três anos, estabelece a política mundial e orienta o trabalho contínuo e futuro dos governos na aviação civil. A expectativa é de que este evento atraia mais de 2.500 delegados, incluindo ministros, altos executivos da aviação civil e formuladores de políticas públicas.

Estados e organizações internacionais, incluindo o ACI World, registraram documentos de trabalho que serão apresentados durante a Assembleia e que representam as perspectivas de seus eleitores. A discussão e suas conclusões direcionam o trabalho da OACI para o próximo triênio.

O brasileiro Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral do ACI World, disse:

“Embora todos tenhamos sido fortemente afetados pela pandemia, a indústria da aviação saiu mais unida e com o claro entendimento de que devemos apoiar uns aos outros para nos recuperarmos e crescermos de forma sustentável.

Se uma parte interessada é deixada para trás, todo o sistema sofre, especialmente nossos passageiros e comunidades em todo o mundo. Todas as partes interessadas da aviação têm a responsabilidade de maximizar a contribuição da indústria para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) para as gerações atuais e futuras.

Fundamentalmente, como um ecossistema, devemos continuar a colocar os viajantes e as comunidades que servimos no centro do que fazemos.”

O ACI lançou a campanha #All4oneAviationEcosystem que sustenta a defesa do tema na 41ª Assembleia da OACI.

Documentos de Trabalho do ACI

A delegação do ACI World apresentará cinco documentos de trabalho:

1. Atrair e desenvolver a força de trabalho do ecossistema da aviação para garantir a sustentabilidade e resiliência a longo prazo da indústria

Para lidar com a escassez de pessoal provocada pela pandemia da Covid-19, o ACI World convidará a Assembleia a colaborar com organizações internacionais e a indústria para apoiar programas de desenvolvimento profissional voltados para funções na aviação. Isso implica um maior envolvimento com instituições de ensino para promover a aviação civil como uma opção de carreira atraente.

2. Esforços dos aeroportos para a descarbonização, suporte necessário e uma abordagem colaborativa com governos e partes interessadas

Os aeroportos estão totalmente comprometidos em atingir a meta de longo prazo de toda a indústria de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e encorajam os Estados a fazerem o mesmo.

O ACI convidará a Assembleia a apoiar ainda mais o trabalho dos aeroportos para desenvolver e implementar suas estratégias de descarbonização e planos de ação; e apoiar o aumento da colaboração entre as partes interessadas para aumentar a disponibilidade de energia renovável, financiamento e capacitação.

3. Acessibilidade para pessoas com deficiência: viagens aéreas dignas para todos

O impulso para uma maior inclusão social é parte integrante do quadro estratégico da ONU, incluindo a necessidade de identificar e eliminar as barreiras ao acesso das pessoas com deficiência.

O ACI World convidará a Assembleia a adotar uma nova Resolução sobre acessibilidade do transporte aéreo para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, que reconhece a necessidade da liderança da OACI no sentido de apoiar medidas para melhorar a acessibilidade ao transporte aéreo.

O ACI World lançou recentemente o programa Accessibility Enhancement Accreditation que oferece um caminho de melhoria para aeroportos na área de acessibilidade para passageiros com deficiência. O programa recebeu apoio de diversos grupos de defesa da acessibilidade e da OACI.

4. Em apoio ao Painel de Economia Aeroportuária da OACI

O ACI World convidará a Assembleia a realizar uma revisão geral da relevância e capacidade de resposta contínua das Políticas da OACI sobre taxas para aeroportos e serviços de navegação aérea, em apoio à iniciativa da própria OACI para fazê-lo por meio de um Grupo de Trabalho de Estados Membros e Observadores Oficiais.

O ACI estimula a modernização dos princípios de taxas aeroportuárias, que devem reconhecer a mudança no cenário competitivo da indústria aeroportuária e suas necessidades de infraestrutura de longo prazo para atingir metas sustentáveis.

5. Apoiar mecanismos eficazes de combate ao tráfico de vida selvagem

O tráfico de vida selvagem é um problema global e o transporte aéreo continua a ser um meio de transporte frequentemente utilizado pelos traficantes. O ACI World convidará a Assembleia a aumentar a ação e encorajar os Estados a implementar medidas de combate ao tráfico de vida selvagem.

Luis Felipe de Oliveira complementa:

“A Assembleia da OACI é uma oportunidade para o ACI representar os pontos de vista dos aeroportos e apresentar e discutir nossas preocupações globais. Nossos documentos de trabalho deste ano se concentram em:

– desenvolver a força de trabalho da aviação;

– fortalecer a acessibilidade às viagens aéreas;

– atingir a meta líquida de carbono zero da indústria até 2050;

– modernizar as estruturas políticas globais sobre taxas aeroportuárias para garantir o desenvolvimento da infraestrutura; e

– reforçar as ações para impedir o tráfico de vida selvagem.

Todos os nossos documentos foram desenvolvidos com a orientação de nossos membros por meio do Conselho de Administração Mundial do ACI. Estamos ansiosos para relatar os resultados de nosso trabalho.”

A íntegra dos documentos de trabalho pode ser acessada neste link.

Informações do ACI-LAC

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.