Consulta Setorial amplia opções de dispositivos de localização para aeronaves do aerodesporto

Itápolis Airshow
Cessna A152 Aerobat

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu, nesta semana, a Consulta Setorial nº 3/2022 com proposta de portaria que autoriza o uso do SPOT (dispositivo de notificação de emergência por satélite) como dispositivo similar ao Personal Locator Beacon (PLB), conforme o parágrafo 91.207(a)(5) do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91.

O PLB e seus similares são equipamentos obrigatórios em planador, aeronave leve esportiva, rebocador de planador, aeronave de acrobacia, aeronave lançadora de paraquedista ou aeronave voltada para o aerodesporto, em geral, que auxiliam a localização e resgate das aeronaves em caso de acidente.

Como objetivo de ouvir sugestões de melhorias e da experiência dos operadores, a ANAC abriu a Consulta Setorial Nº 3/2022 para colher informações que possam auxiliar na construção do modelo proposto pela Agência.

As contribuições para a proposta podem ser enviadas até o dia 8 de julho, por meio de formulário próprio disponível na página consultas setoriais em andamento, no portal da ANAC

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias