Ao contrabandear moto no voo de entrega do A330neo, CEO da empresa aérea é demitido

Uma companhia aérea decidiu demitir seu diretor executivo depois de descobrir que uma motocicleta Harley-Davidson e duas bicicletas de ponta foram contrabandeadas para o país em um novo Airbus A330-900 que estava sendo entregue à companhia no mês passado.

Moto Motorcycle Harley Davidson
Motocicleta Harley Davidson [CC0]

O CEO da empresa aérea Garuda Indonesia, I Gusti Ngurah Askhara Danadiputra, também conhecido como Ari Askhara, será demitido depois que o comitê de auditoria da empresa constatou que o diretor havia encomendado uma clássica Harley Shovelhead, disse o ministro das Empresas Estatais, Erick Thohir, a repórteres em Jacarta na quinta-feira.

“Isso não vai parar por aí”, disse Thohir. “Continuaremos a encontrar outras pessoas que possam estar relacionadas a este caso.”

Thohir disse que, em 2018, o CEO da Garuda deu instruções para ser encontrada a motocicleta Harley clássica e a compra foi feita em abril de 2019. A moto foi paga através de uma transferência por meio de uma conta pessoal do gerente financeiro da Garuda em Amsterdã.

Avião Airbus A330neo Garuda Indonesia Delivery
A330neo da Garuda Indonesia na decolagem de Toulouse – Imagem: Airbus

Segundo informações da Bloomberg, o manifesto do voo de entrega de Toulouse, na França, para Jacarta mostrou que a aeronave tinha 22 pessoas a bordo e não carregava carga, disse o ministro das Finanças Sri Mulyani Indrawati, contrariando uma declaração que a Garuda fez esta semana de que as mercadorias foram declaradas na alfândega.

O contrabando dos bens representa uma sonegação de impostos que pode chegar ao valor de 1,5 bilhão de rupias (US$ 115.000), disse Indrawati.

A Bloomberg informa que os representantes de Askhara e da Garuda não responderam imediatamente às ligações em busca de comentários, e a Airbus se recusou a comentar.

Veja nas matérias a seguir outros casos de grandes contrabandos descobertos a bordo de voos ao redor do mundo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias