Início Acidentes e Incidentes

Controlador de voo dá instrução errada e deixa Boeing 787 e Airbus A350 em rota de colisão na África

As autoridades da Somália estão investigando um incidente quase catastrófico ocorrido no ar envolvendo dois voos das companhias Qatar Airways e Ethiopian Airlines. O quase acidente aconteceu quando um avião A350 da Ethiopian Airlines e um 787 da Qatar Airways quase colidiram enquanto sobrevoavam o Golfo de Aden.

De acordo com um relatório da Autoridade de Aviação Civil e Aeroportos da Somália, os controladores de tráfego aéreo (ATC) erroneamente instruíram uma das aeronaves a subir, ficando em rota de colisão com a outra.

O incidente ocorreu em 24 de fevereiro, quando o Boeing 787-8 Dreamliner da Qatar Airways (de registro A7-BCN) estava a uma altitude de 38.000 pés. Os pilotos receberam instruções do ATC para subir para 40.000 pés enquanto estavam voando na zona de Mogadíscio, perfazendo o voo QR-1383 de Doha para Entebbe.

A aeronave da Qatar Airways ficaria de frente a um A350-900 da Ethiopian Airlines (voo ET-602) que estava voando de Addis Abeba para Dubai a 39.000 pés. O Sistema de Alerta de Colisão (Traffic Collision Avoidance System – TCAS) emitiu um alerta urgente a ambos os pilotos, informando a presença do outro avião.

Após o alerta e, ignorando as instruções do controlador, os pilotos da Qatar Airways evitaram um potencial desastre. As autoridades somalis estão trabalhando para obter mais informações sobre este incidente, mas já declararam que se trata de um erro do controle de tráfego aéreo somali.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile