Elevar a consciência situacional para garantir a segurança operacional na retomada do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Este é o principal empenho do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com os controladores de tráfego aéreo que voltarão a operar no aeródromo.
Nesta terça-feira (08), o efetivo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO) participou da 2ª Reunião Extraordinária da Comissão de Segurança Operacional da Fraport Brasil, operadora do Aeroporto de Porto Alegre.
“O nosso foco foi a segurança. Fizemos todos os alinhamentos para que as operações iniciem da melhor forma possível. Tenho certeza que este retorno será muito importante para o estado do Rio Grande do Sul e para a população gaúcha. Nossos controladores treinaram o atual cenário do aeroporto no simulador do Instituto de Controle do Espaço Aéreo. O efetivo está completamente capacitado para esta retomada”, garantiu o Comandante do DTCEA-CO, Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto.
O evento aconteceu no saguão do próprio aeroporto e contou com palestras sobre Segurança Operacional, Operações Aeroportuárias, Resposta à Emergência, Infraestrutura e Security. Após as apresentações, os militares fizeram uma visita na pista e taxiways que já estão prontos para retomada das atividades. A Fraport Brasil está convidando todas as instituições envolvidas na reabertura do Aeródromo para o mesmo workshop.
“Este é o momento de relembrar as tarefas diárias e reacender a consciência de operação com aviação. Inicialmente, vamos operar de forma reduzida, com 1.730 metros de pista. Isso vai nos deixar muito perto de atender o que era antes, somente na modalidade doméstica”, explicou o Diretor de Operações da Fraport Brasil, Fabrício Cardoso.
O setor de Segurança AVSEC da Fraport informou que, entre os dias 11 e 13 de outubro, será feita uma varredura de segurança na sala de embarque doméstico, na Seção Contra Incêndio, assim como nas demais dependências do Aeroporto de Porto Alegre.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho estava fechado para pousos e decolagens há cerca de 160 dias. A retomada do aeródromo está prevista para o próximo dia 21 de outubro, com operações entre 8h e 22h. A redução de horário é para viabilizar a continuidade das obras durante a noite.
O funcionamento parcial ocorrerá até o dia 16 de dezembro. Conforme anunciou a Fraport, os horários de pico no primeiro mês de operação serão entre 9h e 10h, sem posições livres no período da manhã. Por este motivo, a orientação é que o Aeroporto de Porto Alegre não seja usado como uma alternativa de pouso, salvo em casos de emergência.
Informações do DECEA
Leia mais: