Início Acidentes e Incidentes

Controladores são demitidos após avião governamental se aproximar perigosamente de turboélice

Foto de shironinaL via Deposit Photos (sob licença)

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) demitiu funcionários do Controle de Tráfego Aéreo local, responsabilizados por uma perigosa convergência em rota de uma aeronave Ilyushin Il-76 do Ministério da Defesa da Rússia e um Pilatus PC-12 da Bielorrússia, do operador de aviação executiva Baisky. 

Segundo a agência estatal TASS, o incidente ocorreu no dia 28 de março de 2023 na área de responsabilidade do centro regional do Sistema Unificado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Samara. Segundo a investigação, houve violação das normas de separação vertical e horizontal entre as aeronaves.

O Il-76 voava à altitude de 8.250 metros e o PC-12 cruzava na mesma área a 7.900 metros, quando o alarme do sistema anticolisão (TCAS) soou. Os pilotos reconheceram a ameaça potencial e tomaram manobras imediatamente. No entanto, os aviões se aproximaram perigosamente.

Divulgação – Pilatus

“A causa do incidente aéreo foi o descumprimento do controlador de tráfego aéreo com seus deveres oficiais relacionados ao controle insuficiente da situação aérea”, diz o relatório. Em particular, a comissão de investigação do acidente constatou que os controladores de tráfego aéreo “violaram grosseiramente a tecnologia de trabalho” e também não houve controle necessário do pessoal da administração.

A Agência Federal de Transporte Aéreo acrescentou que, após a investigação do incidente, o diretor da Navegação Aérea da filial do Volga Central, seu vice, dois controladores de tráfego aéreo sênior e o controlador de tráfego aéreo que permitiu diretamente o encontro foram removidos de seus cargos.

Após o incidente, a empresa estatal responsável pelo controle de tráfego aéreo na Rússia foi instruída a tomar medidas adicionais para garantir uma provisão mais segura e melhor dos usuários do espaço aéreo da Federação Russa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile