Conversão do avião chinês ARJ21 de passageiros para cargueiro será uma realidade

A COMAC anunciou que concluiu o desenvolvimento do projeto de conversão de passageiros para cargueiros de seu jato regional ARJ21. A fabricante chinesa anunciou o lançamento do programa em cerimônia realizada em seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai.

Como detalha o Aviacionline, a empresa vem mostrando há anos maquetes e esboços do ARJ21-700F nas feiras aéreas que participa. Nas últimas duas décadas, o fabricante sinalizou que seu bimotor regional teria um papel a desempenhar no mercado de aviões de carga.

O projeto de conversão teve início em maio de 2020 e durou quase três anos, encerrando-se após passar pelas etapas de anteprojeto, execução de modificações e projeto final. Agora resta a fase de construção e o início dos testes de engenharia, incluindo testes de solo e em voos. A última etapa será a aprovação do relatório de conformidade de aeronavegabilidade e a obtenção do certificado suplementar de tipo (STC).

O ARJ21 convertido para carga visa se tornar o principal modelo no mercado regional de carga aérea. Cada aeronave poderá transportar uma carga comercial máxima de 10 toneladas e seu porão poderá abrigar diferentes tipos de paletes padrão (ULD). A porta principal de carga será acionada por um sistema elétrico, a aeronave terá monitoramento e alerta avançados, bem como sistemas de ar condicionado e combate a incêndio.

Segundo informações do Cirium, existem 88 ARJ21-700s em serviço. Atualmente existe apenas um cargueiro ARJ21-700F (produzido assim de fábrica). Sua operadora é a YTO Cargo Airlines e ele está armazenado. O programa de conversão conta atualmente com dois clientes, Zhongyuan Longhao e Yuantong Aviation, que receberão as duas primeiras aeronaves, respectivamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul