Início Aeroportos

Conviasa suspende voos para Argentina e Chile após abastecimento ser negado

A companhia aérea de bandeira e estatal da Venezuela, Conviasa, informou na quinta-feira a suspensão completa dos voos para a Argentina e Chile porque não tem garantia de abastecimento para seus aviões.

Imagem: José Luis Celada Euba, CC BY-NC-SA 2.0 via Flickr

A empresa emitiu comunicado informando que, “por motivos de índole operacional e força maior, não imputáveis à Conviasa e que não puderam se evitar, serviços necessários para execução da nossa operação no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, e Arturo Merino Benítez, em Santiago, não serão prestados por parte dos fornecedores de combustível. Nossa companhia tem a obrigação de notificar os cancelamentos dos voos para estes destinos”.

A decisão afetará 12 voos previstos entre os dia 11 de julho e 20 de setembro para Buenos Aires, e quatro entre Caracas e Santiago do Chile até o final deste mês, segundo informa o periódico LaCapital.

Os fornecedores de serviços aeroportuários argentinos e chilenos têm negado atendimento à Conviasa após o pouso de um Boeing 747-300 cargueiro em Buenos Aires chamar a atenção das autoridades argentinas por estar com iranianos não propriamente identificados no manifesto do voo, além de supostamente pertencer a uma empresa iraniana sancionada. Além disso, a situação piorou quando um dos pilotos teve sua ligação com forças terroristas iranianas comprovadas.

Desde então, para evitar boicote destes países, as empresas aeroportuárias tem negado serviço à qualquer avião da Conviasa, e o 747-300 continua parado em Buenos Aires, sem previsão de saída.

Sair da versão mobile