Copa Airlines planeja ter 99 Boeings 737 ativos neste ano e comprar 8 aviões DA40/42

Imagem: Copa Airlines

A companhia aérea panamenha Copa Airlines compartilhou nesta semana seus planos de crescimento que promoverá em 2023 e nos anos seguintes.

As iniciativas planejadas para este ano focam no fortalecimento do Hub das Américas no Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, principal centro de conexões da região, por meio do aumento de sua malha de destinos e frequências de voos, crescimento e modernização da frota de aeronaves e geração de mais empregos no Panamá.

Como parte dos anúncios dos planos, a Copa Airlines confirmou a recente adição de 15 novas aeronaves modelo Boeing 737 MAX nos últimos anos, em um investimento de 2,1 bilhões de dólares. A companhia aguarda apenas o recebimento das aeronaves. Essas aeronaves são adicionadas ao pedido original assinado em 2015 e as entregas pendentes são esperadas nos próximos cinco anos.

Para 2023, a companhia aérea estima receber seis Boeing 737 MAX-9 adicionais e atingir uma frota ativa de 99 aeronaves, composta por 32 do modelo 737 MAX-9, 58 do modelo 737-800NG e 9 do modelo 737-700NG.

Além disso, a Copa Airlines planeja renovar a frota de treinamento da Academia Latino-Americana de Aviação (ALAS) com a aquisição de oito novas aeronaves modelo Diamond DA40/42, equipadas com tecnologia moderna para facilitar o processo de aprendizagem. Essas aeronaves são sustentáveis, consumindo até 50% menos combustível do que as que serão substituídas.

Diamond DA42 – Imagem: Diamond Aircraft

A Copa Airlines também anunciou a aquisição de um quinto simulador de voo de 737 MAX para o treinamento de seus pilotos. Com a incorporação do novo simulador, a capacidade de treinamento aumentará para atender às crescentes necessidades da companhia aérea.

Fortalecer e aumentar a conectividade do Panamá

No primeiro semestre de 2023, a Copa Airlines vai incorporar três novos destinos – Baltimore e Austin, nos Estados Unidos, e Manta, no Equador – para operar um total de 80 destinos em 33 países do continente americano.

A conectividade internacional que a empresa opera, superior a outros hubs da região, é uma vantagem competitiva do Panamá que destaca o impacto e a relevância estratégica do Hub das Américas na economia do país. Além disso, a conectividade única do Panamá é um atrativo para companhias aéreas de outras regiões do mundo que complementam seus voos para o país centro-americano.

Com a incorporação de novas rotas e o aumento da frequência de voos para diversos destinos, a Copa Airlines estima um crescimento de 11% no número de passageiros em relação a 2022. Até o final de 2023, a companhia planeja transportar 16,1 milhões de passageiros, atingindo uma operação de 328 voos diários, superando os níveis anteriores à pandemia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sistema de alerta de proximidade com o solo evitou possível colisão...

0
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o 737-800 fez três aproximações até o pouso. Na primeira, houve arremetida a