Copa do Mundo vira o motivo para acontecer o primeiro voo direto ligando Israel ao Catar

Foto: TUS Air

Decolando do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, o primeiro voo da TUS Airlines, transportando israelenses para a Copa do Mundo FIFA 2022, partiu para o Aeroporto de Doha. O avião, do modelo Airbus A320 e matrícula 5B-DDL, chegou a Doha às 15h05.

O momento é histórico por se tratar do primeiro direto ligando Israel ao Catar e foi possível especialmente por conta do Mundial de futebol. Durante a Copa, estão planejadas 6 viagens de ida e volta entre Tel Aviv e Doha. Os voos passarão sobre o espaço aéreo da Arábia Saudita, em vez do Irã.

O primeiro-ministro israelense Yair Lapid anunciou em 10 de novembro que os cidadãos israelenses poderão voar diretamente para o Catar pela primeira vez para participar da Copa do Mundo e que abriram um escritório diplomático temporário em Doha. Foi informado que o escritório estaria localizado fisicamente neste país para prestar serviços consulares aos cidadãos israelenses que se deslocassem ao Catar por causa do torneio.

Apesar de não manterem relações contínuas e nem reconhecer Israel, o governo do Catar havia sinalizado, no começo do ano, que estava disposto a negociar a normalização das relações. O assunto, no entanto, caminha a passos lentos.

Rastreamento do voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias