Copiloto morre ao estranhamente pular do avião antes do pouso de emergência

Imagem: WRAL, conforme um dos vídeos apresentados abaixo

Um copiloto a bordo de um avião bimotor de carga morreu nesta última sexta-feira, 29 de julho, depois de pular da aeronave ainda em voo algum tempo antes de fazer um pouso de emergência no aeroporto de Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

O vídeo a seguir mostra o momento da aterrissagem, em que havia um problema com o trem de pouso do avião de matrícula N497CA, um CASA CN-212. Porém, enquanto a gravação era feita e os serviços de emergência atendiam à ocorrência, ninguém imaginava que um dos pilotos que decolaram a aeronave não estava mais a bordo, conforme as informações apresentadas abaixo na continuidade desta matéria.

O piloto fez o pouso de emergência visto no vídeo acima na tarde de sexta-feira, após relatar que uma das rodas havia se soltado do trem de pouso. Ele foi atendido e liberado do hospital com ferimentos leves.

Entretanto, na noite da sexta-feira para o sábado, a Delegacia de Polícia de Fuquay-Varina relatou o seguinte:

“Alguns momentos atrás, os meios de comunicação presentes na Subdivisão de Sonoma Springs receberam uma atualização sobre o incidente que estamos investigando há várias horas.

Mais cedo, as agências policiais e de bombeiros ao redor responderam à subdivisão de Sonoma Springs com o objetivo de localizar o copiloto que havia saído de um avião em pleno voo.

Durante a apuração, um morador de Copain Cove abordou um policial da Delegacia de Fuquay-Varina e forneceu informações sobre o possível paradeiro do copiloto.

Após uma investigação mais aprofundada, conseguimos identificar positivamente o copiloto. Com a ajuda da Secretaria Municipal de Identificação, conseguimos identificar os parentes mais próximos dele. Seu pai, localizado em Fairfield, Connecticut, foi notificado do incidente.

O copiloto foi identificado como Charles Hew Crooks, de 23 anos, de Raleigh, Carolina do Norte.

NTSB e FAA serão as agências principais de investigação e o Departamento de Polícia de Fuquay-Varina fornecerá apoio conforme necessário.”

O local em que o corpo foi encontrado fica cerca de 48 quilômetros ao sul do Aeroporto Internacional de Raleigh-Durham, e coincide com a rota do último voo da aeronave N497CA registrado pelas plataformas de rastreamento online.

Os dados captados também mostram que o avião partiu de algum aeroporto na região de Fayetteville e voou por quase 1 hora pelo local, aparentemente por conta do incidente com o trem de pouso, antes de prosseguir até o aeroporto de Raleigh-Durham.

A rota do último voo da aeronave – Imagem: RadarBox
No destaque amarelo, a região de Copain Cove, onde o corpo foi encontrado – Imagem: RadarBox

A CBS17 faz um estranho relato de que havia dois copilotos no voo, sem definir se além deles havia um comandante ou apenas os dois. Independente disso, o canal relata que nas mensagens da frequência de comunicação um dos copilotos disse que tentou pousar em Raeford, mas eles fizeram um pouso duro, decidiram arremeter e, nesse ponto, perderam uma roda.

Com isso, durante o voo, um dos copilotos contatou o Controle de Tráfego Aéreo de Fayetteville para ajudar no redirecionamento para Raleigh-Durham, um aeroporto com melhor infraestrutura para o pouso de emergência.

Durante a conversa, também foi possível ouvir um dos homens do avião dizer que tinha combustível suficiente para voar por mais quatro horas antes de ter que pousar. Alguém finalmente respondeu: “Pergunta rápida, como você pretende pousar em Raleigh-Durham?” A resposta de um dos homens foi: “Descer o mais baixo possível e acho que vamos tocar com a barriga”.

Em relação à saída do copiloto em pleno voo, tudo que a mídia norte-americana relata até este domingo é que, durante uma ligação de rádio com as autoridades, o piloto do avião disse às autoridades que o companheiro saltou sem pára-quedas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias