Corporación América Airports assina memorando para desenvolvimento de vertiportos na A. Latina

A Corporación América Airports, holding argentina e uma das maiores operadoras aeroportuárias do mundo, assinou um Memorando de Entendimento com a Skyports Infrastructure para planejar o desenvolvimento e execução da infraestrutura de vertiportos para operações eVTOL na América Latina.

Segundo informa o site Aviacionline, o acordo prevê avaliar quais dos ativos da Corporación América Airports são os mais adequados para o desenvolvimento de vertiportos, “priorizando os locais com base na viabilidade e oportunidades de mercado”, segundo um comunicado. 

Embora as possíveis localizações sejam confirmadas posteriormente, o Aeroparque Jorge Newbery, aeroporto da cidade de Buenos Aires, parece uma opção bastante viável se as barreiras burocráticas que caracterizam a aviação civil argentina puderem ser superadas. Mas também existem outros terminais importantes, como os aeroportos de Brasília, Montevidéu e Punta del Este.

A empresa já havia anunciado em junho deste ano uma aliança com a Eve Air Mobility e a Vertical Aerospace, fabricantes de eVTOLs, além da Avolon, GOL e Grupo Comporte, para apoiar o início das operações desse tipo de aeronave.

“Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Corporación América Airports para expandir e estimular o ecossistema nos principais mercados da América Latina. Estamos em um ponto incrivelmente empolgante no desenvolvimento da indústria à medida que tomamos medidas concretas para a implementação de uma rede escalável de vertiportos que facilitará as operações comerciais de eVTOLs; assim esta associação será fundamental para alcançar esses objetivos. Ao reunir a comprovada liderança aeroportuária da Corporación América Airports com a profunda experiência da Skyports em infraestrutura AAM, estamos criando uma forte aliança”, disse Addison Ferrell, diretor da Skyports Infrastructure.

Por sua vez, Martín Eurnekián, CEO da Corporación América Airports, disse que “como operadora líder em concessões aeroportuárias, a Corporación América Airports continua construindo alianças fortes e sólidas para se posicionar como um agente de mudança no desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada. Com mais de 20 anos de experiência, operando em seis países da América Latina e Europa, estamos firmemente empenhados em continuar construindo o futuro deste novo meio de transporte, que será mais ágil, rápido e sustentável.”

A Corporación América Airports opera 53 terminais aéreos na Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Armênia e Itália.

Com este acordo, a Skyports Infrastructure amplia sua presença na América Latina depois que seu braço de operações com drones, Skyports Drone, lançou em 2021 uma operação logística de drones além da linha de visão (BVLOS: Beyond Visual Line of Sight) em regiões remotas da Colômbia – La Guajira e Chocó – apoiada pela empresa de investimentos Irelandia Aviation, que também é acionista majoritária da Viva Air.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Voo direto de São Paulo a Barreirinhas, no Maranhão, deve ocorrer...

0
Na ocasião, foi apresentado ainda as potencialidades do estado, por exemplo, na possível criação da Rota da Amazônia.