Início Variedades

Cosmonauta russo quebra o recorde mundial de tempo total passado no espaço; e ele ainda está lá

O cosmonauta russo Oleg Kononenko quebrou o recorde mundial de tempo total passado no espaço neste domingo. Ele superou o recorde estabelecido por seu compatriota Gennady Padalka, que passou um total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos no espaço. De acordo com a corporação espacial russa Roscosmos, Kononenko ultrapassou esse tempo às 09h30, horário da Holanda.

“Eu vou para o espaço para fazer o que mais gosto, não para quebrar recordes“, afirmou o cosmonauta de 59 anos em uma entrevista à agência estatal de notícias russa TASS, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), que está localizada a cerca de 423 quilômetros da Terra.

“Tenho orgulho de todas as minhas conquistas, mas estou ainda mais orgulhoso do fato de que o recorde de permanência total humana no espaço ainda está nas mãos de um cosmonauta russo“, concluiu.

Kononenko deve alcançar a marca dos mil dias passados no espaço em 5 de junho. Segundo o plano atual, ele permanecerá no espaço até pelo menos o final de setembro, totalizando 1.110 dias.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile